16.
jun.
08.

essa discussão meio que sem fim

publicado por: Fernanda

Esse é um post pra levantar uma conversa com os amigos profissionais desse blog. No domingo a gente leu uma entrevistinha (bem boa) com o Dudu Bertholini, estilista da Neon, e no fim a repórter pergunta pra ele se “o BR comporta duas semanas de moda por coleção”. Sabe o que ele respondeu? “Não. Se a França faz uma única semana de moda, em Paris, porque o Brasil faz duas? É um desperdício de tempo e dinheiro para todo mundo. A gente tinha que aprender a compor um calendário. Acho que poderia ser outono/inverno em São Paulo e primavera/verão no Rio.”

E aí a gente lembrou do post da Márcia Mesquita, jornalista que faz o blog Bainha de Fita Crepe, sobre a atitude do povo em relação ao Fashion Rio, enquanto ela cobria essa última edição do evento. E ela diz assim: “(…) sinto uma certa implicância de jornalistas com o Fashion Rio, principalmente os de São Paulo. Óbvio que não são todos, ÓBVIO, (…) mas leio algumas matérias que erram no tom colocando defeito em absolutamente TUDO do Fashion Rio. Se sempre teve espaço para duas (e TEM que ter para muuuuuuito mais) semanas de moda no Brasil, por que essa picuinha? Se não gosta de vir ao Rio, se não gosta das marcas, das celebridades, não venha! O importante é dar valor à NOSSA moda, porque ela é uma indústria importante!”

Até aqui na Oficina as opiniões são divididas. Que uma acha que quanto mais imagem de moda disponível na mídia, mais chance do olho do povão se educar e a gente evoluir. E que quanto mais desfile, mas chance de se fazer negócio (não?). A outra acha que as duas semanas de moda, de SP e do RJ, deviam se juntar em uma só, meio que selecionando as melhores marcas de uma e de outra – porque tem desfile que a gente quer pular, que não dá vontade de ver mesmo. Mas isso tudo a gente diz sem saber das burocracias, da questão de competição entre uma e outra, do que seria preciso pra que se unificasse duas semanas de moda ou whatever.

pit_spfw.jpg

Mas quem é a gente na noite pra achar tudo isso, não é mesmo minha gente? Vocês acham o quê?!??

34 Comentários para essa discussão meio que sem fim

  1. Ian diz:
    16 de jun 2008 às 23:23

    Eu acho meio complicado juntar as duas semanas de moda, até por que são organizadas por pessoas diferentes, com interesses diferentes. Mas eu concordo, de certo modo, com o Dudu: Se todo lugar só tem um evento de moda importante [Vide Olympus Fashion Week, Semana de Moda de Paris, etc, etc], por quê só no Brasil que temos duas semanas de moda? Bom, como vocês disseram, essa é uma discussão meio que sem fim.

    [Responder]

  2. vitor diz:
    16 de jun 2008 às 23:53

    gente, sem bairrismo, mas o Fashion Rio é meio lado B, quase Casa de Criadores, tem o seu valor sim, mas ainda mais depois dessa edição provou que sua importância em relação ao SPFW é ínfima. Adoro o Rio, mas é algo como a semana de Los
    Angeles para a semana de NY. O calendário oficial é o SPFW. No Rio de grandeza hoje só tem a Lenny. Mas isso não impede que o evento seja interessante, mas o que vai importar na moda brasileira em todos os sentidos: conceitual, comercial, etc começará amanhã na Bienal. E viva o Rio!

    [Responder]

  3. 17 de jun 2008 às 0:50

    O assunto é uma polêmica eterna… mas é fato que o Rio precisa parar de querer competir “de igual pra igual” com a SPFW e achar um formato.

    Sou carioca, por isso falo isso sem medo de parecer bairrista: amo minha ex-cidade e super acho que poderia ter um forte evento de moda por lá, mas ainda falta conceito. Daí que fica todo mundo nessa briga boba, batendo cabeça, como se fossem todos alunos de jardim de infância (minha semana de moda é melhor; não, a minha que é!).

    De todo jeito, tá vindo aí mais um evento de moda, com a mente brilhante do Nizan por trás… sei não, mas o Fashion Rio precisa encontrar seu caminho, sua estrutura.

    E meus conterrâneos cariocas que me perdoem, mas a estrutura carioca peca em um ponto muito importante: como as assessorias não são tão grandes quanto as paulistas, precisam contratar muita mão-de-obra temporária. Até aí, tudo ótimo! A questão é que essas empresas não treinam os novatos, que não fazem idéia do que estão fazendo ali.

    Conhecer os principais nomes, os principais veículos e sempre manter a educação deviam ser pré-requisitos oficiais, não? O contrário (que é o que acontece em 80% dos casos) acaba sendo mais um ponto negativo contra a cidade – e aí a gente tem mesmo que dar razão pros paulistas que metem o pau!

    [Responder]

  4. Dulce diz:
    17 de jun 2008 às 8:12

    Domingo passado assisti uma entrevista com o Ronaldo Fraga na Marília Gabriela na qual ele falava a mesma coisa do Dudu: que podia ser outono/inverno em SP e primavera/verão no Rio.

    [Responder]

  5. 17 de jun 2008 às 8:23

    Eu tb concordo com o Dudu Bertholini. E até Ana Winter, dizem, quando a Vogue américa foi convidada para a semana de moda de Milão, reclamou da excessividade de 7 dias que o evento teria. Sabe o que aconteceu? Reduziram os dias do evento! E sabe o que ela alegou? Que o dolár não está em posição favorável para tantos gastos excessivos em tantos dias de evento. Ela é que não queria perder tempo em Milão. Imagina o que diria entre nós, brasileiros, em convite ao Fashion Rio e SPFW?

    [Responder]

  6. 17 de jun 2008 às 8:32

    Desculpe, é ANNA WINTOUR.

    [Responder]

  7. 17 de jun 2008 às 8:47

    Apesar desse tema comportar inúmeros pontos de vista, vejo bastante razoabilidade no discurso do Dudú…
    Confesso que acho um pouco exagerado fazer duas semanas de moda, mas há um outro lado…a quantidade de pessoas que trabalham, a exposição das criações brasileiras lá fora, além de ser a cara do Brasil fazer moda…sei lá, são tantas coisas…rs!

    [Responder]

  8. 17 de jun 2008 às 9:08

    Concordo mais ou menos!
    Acredito que haja espaço para as duas semanas e tantas outras que ocorrem no Brasil e não tem tanta especulação na mídia, por exemplo o “Dragão Fashion”.
    O que não pode é querer ficar comparando as duas semanas, cada uma tem que ter o seu foco, o seu publico alvo e seus negócios.
    Com meio bilhão de reais em negócios, não podemos dizer que o Fashion Rio é uma semana ruim.

    [Responder]

  9. andreza diz:
    17 de jun 2008 às 9:14

    olha pessoal acho que o brasil é um pais de dimensao continental e bem heterogêneo pra nao caber mais de uma semana de moda. Com certeza estamos pensando na moda do sudeste ,aí sim eu acho um pleonasmo de referencias entre fashion rio e spfw (principalmente se a estrutura de um é marcadamente superior a do outros).
    mas temos que pensar em outras praças/prais, nordeste,centro-oeste, meio-oeste,norte, roraima,etc. será que nossas referências daqui sopram lá? mesmo que em palidas lembranças??
    acho que era bom pegar o exemplo de outros movimentos sociais/culturais e fazer coisas coletivas sim. Se nao semanas, jornadas de modas. E nao é regionalizar nao , é buscar identidade pra um pais que ainda nao se entende e nem se conhece por completo. Somos um pais jovem!!
    Entao acho que mais semanas (ou jornadas) de moda favorecem também estilistas que tem menos staff, pra que possam mostrar trabalho dentro da capacidade deles de forneceer peças tb.
    Acho que precisa dialogar, incentivar surgir uma moda brasileira com mais desfile sim, mais com fomento pra industria, pro consumo e pro povo se movimentar e não falir em 1 , 2 anos.

    [Responder]

  10. 17 de jun 2008 às 9:23

    Acho muito difícil unir as duas semanas de moda… mas também acho que não dá para ser do jeito que está. Falo como pessoa que trabalha com moda e que quer acompanhar tudo e não consegue porque não tem como arcar com os custos das duas viagens assim uma tão grudada na outra.

    Mas juntas as duas, não sei. Acho o clima totalmente diferente e por isso concordo com a Ale, e acho que o Rio tem que encontrar seu formato e pronto. O que tem de demais numa semana ser a oficial e a outra tipo um anexo?!

    Quando lí o post da Márcia Mesquita fiquei pensando no que ela disse e é super verdade… grande parte das pessoas implica demais com o Rio e põe defeito em tudo, sendo que não é tão assim. Lá tem coisa bacana também, tem moda que merece respeito demais. Quem vai negar o tanto que o Fashion Bussiness é legal?!

    É uma discussão sem fim mesmo. Mas é sempre bom coloca-lá assim em voga.

    [Responder]

  11. Paulandre diz:
    17 de jun 2008 às 10:03

    As pessoas só não implicam com o evento do Rio, mas sai um monte de notícias negativas a respeito da cidade do Rio, isso tudo com intenção clara de boicote. Esta parte é um horror e tem que ser denunciada e esclarecida. Quanto a dividir as duas semanas de moda, é válido, mas é uma utopia brava! Quisera eu que a ganância fosse menor e completude maior.Eita mundo bom de viver. Mas não adianta comparar Milão com o Brasil, temos proporções diferentes,até em moda. Milão se segura na tradição e nós fazemos na boa vontade e força…modelos internacionais não servem pra cá. O jeito é ver o que cada um tem de legal e jogar a favor. Estamos no ponto de criar divisas grandes $$ no mundo da moda.

    [Responder]

  12. Camila Antunes diz:
    17 de jun 2008 às 10:03

    Parabéns pelo post!
    Realmente existe essa picuinha não só na moda, mais em tudo.
    No Turismo(que é a minha área) de que um Estado tem mais belezas naturais que o outro…e assim vai, e vamos combinar que isso não tá com nada, isso é sim uma coisa feia e triste pq ao invés de tentarmos enriquecer o nosso país com o que ele tem de melhor e de mais bonito, alguns querem os holofotes só pra eles e acabam falando mal da semana de moda do Rio, do outro estado e por aí vai.
    Mais que bom que temos lierdade de expressão e podemos falar e postar o que bem quisermos..dentro do limite da sabedoria sem desrespeitar ninguém!
    Parabéns a semana de moda do Rio. Parabéns a semana de moda de São Paulo que tá pra começar e que venham outras semanas de Moda Brasil a fora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Bjssssssssss!!!!!!!!!!!! Fê e Cris!

    [Responder]

  13. alda diz:
    17 de jun 2008 às 10:51

    Assisti também a entrevista do Ronalgo Fraga e ele é da mesma opinião que o Dudu, o Ronaldo disse ainda que nem todos os estilitas concordam em apresentar suas coleções no RJ. Existe também uma realidade técnica/estrutural que não conheço bem que é a organização do evento no RJ, mas que Alê disse com mais propriedade oque rola por ser uma profissional do meio.Acho que poderia ter mesmo uma semana de moda por coleção em cada cidade, oque não acho legal é essa rixa que acaba se formando entre as duas cidades, tão fazendo até campanha na TV pró RJ, meus Deus!!! não acho que isso ajuda o RJ, pelo contrário, acho que aumenta mais a rixa entre as cidades, adoro o RJ de paixão e todas as vezes que fui a cidade sempre fui super bem tratrada, mas essa competição tá meio chata de se ver.
    bjkas meninas

    [Responder]

  14. 17 de jun 2008 às 11:02

    Falando de fora, acho que não é boa ideia juntar os eventos.

    ***

    [Responder]

  15. 17 de jun 2008 às 11:04

    Concordo com a Ale qndo diz que o Rio precisa achar o seu formato. É inegável o papel do Rio como lançador de novas marcas e de tendências (muita gente que tá na SPFW começou por aqui). Mas conversando pelos bastidores do Fashion Rio com produtoras e jornalistas com muitos eventos na bagagem concordamos que tem muita gente que participou e que não tinha muito o que dizer.
    Sou por um formato mais carioca da coisa!

    [Responder]

  16. 17 de jun 2008 às 11:09

    ps- esse lance de rixa é tão démodé…

    [Responder]

  17. 17 de jun 2008 às 11:27

    Talvez, um bom exercício inicial para o Bertholini fosse perceber que o Brasil não cabe dentro da França. Logo, a comparação acaba soando um pouco esdrúxula, né? A rixa é bem infantilóide, anyways.

    [Responder]

  18. Cris Paz diz:
    17 de jun 2008 às 11:34

    Meninas, concordo com o Dudu. Independente que se RJ ou SP, mas que seja uma.
    bjs

    [Responder]

  19. Gisela diz:
    17 de jun 2008 às 11:36

    A Andreza arrasou nos comentários! O Brasil não é Rio – São Paulo. E perdemos muito só enxergando assim. E não podemos esquecer as mineiras!

    [Responder]

  20. Priscila diz:
    17 de jun 2008 às 11:50

    Acho q é importante respeitarmos a individualidade de cd semana. SP é conhecido pelo lado mais urbano, business, globalização, já o RJ mostra o outro lado do BR: descontraído, colorido, alegre, praiano. Estabelecer padrões p/ 2 regiões tão distintas e ao msm tempo tão bonitas é besteira. É lógico q p/ qm trabalha no meio dv haver considerações para que o Fashion Rio melhore, perca o estigma de “semana da moda dos globais”, mas isso já é outra história. Vm manter as 2 semanas, os fashionistas merecem!
    bjus

    [Responder]

  21. Fernanda diz:
    17 de jun 2008 às 12:20

    gente, quanta opinião boa! discussão que gera mega debate, néam?
    ó, andreza, que a gente também já falou das outras semanas de moda fora daqui de RJ-SP:
    http://www.oficinadeestilo.com.br/blog/moda-fora-do-eixo/

    [Responder]

  22. andreza diz:
    17 de jun 2008 às 12:46

    valeu! meninas voces brilham sempre!!

    [Responder]

  23. 17 de jun 2008 às 13:17

    Meninas,
    Acredito que cada evento tem suas particularidades e sua graça. E não vejo mal em ser assim. É inegável que o SPFW é o maior evento, o calendário oficial. Mas isso não diminui o Fashion Rio. O que pode diminuí-lo é uma possível desorganização, a colocação de estilistas que não estejam preparados pra passarela e coisas do gênero.
    Acredito que a discussão deveria abordar a excelência dos eventos e dos profissionais. Independente de serem dois ou três ou mais.
    Acho interessante a oportunidade que o Fashion Rio dá para quem ainda não é uma superindústria. Vejam o caso da Apoena, de Brasília. Se houvesse somente uma semana de moda imaginem quantos não teriam a oportunidade de aparecer. Aparece muita coisa ruim e sem preparo? Aparece sim. Mas também aparecem coisas legais. E tem que ter espaço pras novidades! Talvez eu pense assim por ser uma profissional de moda que mora em Goiânia e perceba que a maioria dos cursos, dos eventos, das oportunidades (inclusive do aspecto valorização do profissional estejam em São Paulo).
    Como já foi dito anteriormente, o Brasil é enorme. Tem espaço pra todo mundo. O importante é que possamos trabalhar com competência e seriedade, né! E que a cultura de moda se espalhe do Oiapoque ao Chuí pra todo mundo ser feliz!

    [Responder]

  24. marina diz:
    17 de jun 2008 às 13:39

    eu super concordo com o comentário da Bárbara aí de cima e sou carioca como a Alê Garatonni, e também acho que o Fashion Rio tem que melhorar em MUITOS aspectos, mas o Brasil tem sim espaço para duas semanas de moda ( e até muito mais…) , as grifes podem não as mais bam bam bans, o evento pode ter um cunho mais coemrcial, mais e daí? ter esse espaço para o novos estilistas é ótimo ( ou vai dizer que eu fui única que fiquei encantada com a Têca e a Apoena?), e quanto aos paulistas que falam mal me desculpem, adoro SP , adoro a moda de SP, mas vocês compram e muito a mdoa carioca sim, qual foi a loja que mais vendeu no Iguatemi? A Farm, caríoquissima e super comercial, tanto que nem nas semanas de moda aparecem…A Espaço Fashion bota não sei quantos por cento em cima das peças e as paulistas disputam a tapa… É algo a se pensar, não?

    [Responder]

  25. 17 de jun 2008 às 14:54

    [...] Daqui a pouco, às 15h, a Osklen vai dar o andar inicial nas passarelas da SPFW lá na Bienal, como primeiro desfile do calendário nacional em SP (fiquei confuso com essa coisa entre Fashion Rio e SPFW!). [...]

  26. 17 de jun 2008 às 15:32

    Na verdade, o meu post indignado foi com o exagero da visão pessoal de jornalistas em matérias que, de acordo com a minha formação profissional, vai contra os princípios do jornalismo (crítica também tem limite). E não sobre competição entre SPFW E Fashion Rio porque acho que não tem competição MUITO MENOS parâmentro.

    SPFW é MUITO maior, por isso mesmo não entendo a implicância dos jornalistas.

    Acho que ter mais de uma semana de moda não significa que todas devem ser do mesmo tamanho e com o mesmo perfil… Se tem marca com $$ e empresas querendo investir em semanas de moda pelo brasil afora e isso ajuda a moda brasileira, vamos ver ue

    E outra, não fiz uma crítica à crítica, só à implicância

    beijos

    [Responder]

  27. 17 de jun 2008 às 17:12

    HEUHAEUHUAEH to me sentindo A polêmica! eheuhauehae

    [Responder]

  28. cleber diz:
    17 de jun 2008 às 17:22

    Não podemos esquecer que os EUA tem da Semana de Moda de Miami tbm. E outra coisa, o Brasil tem dimensões continentais.

    [Responder]

  29. Marie diz:
    17 de jun 2008 às 17:51

    Concordo com o Mark. Que a França tem uma semana de moda, tudo bem. Mas e o Brasil?! Acho que se a gente vive sempre na sombra de outros países, com seus mesmos princípios e organizações, que identidade vamos ter? Uma sempre projetada nos hábitos alheios?! E digo mais, acho que deveriam ter mais semanas de moda. Duas é pouco pro Brasil.
    É no mínimo redundante querer reduzir todo o potencial de moda a um evento, quando o nosso país tem potencial pra bem mais. O que falta é organização.

    [Responder]

  30. ivi diz:
    18 de jun 2008 às 13:54

    eu discordo dessa coisa de “temos que dar valor a nossa moda”. não é bem assim, não é só isso. valorizar a nossa moda significa criar eventos que trabalhem com profissionalismo e não com cara de “bora fazer o que dá”. e achar que qualquer iniciativa é válida e serve para valorizar nossa moda é um pouco limitador e quem sabe inibe/impede que o fashion rio se profissionalize.

    tem que se dar valor a quem trabalha, ao que é feito com seriadade. às vezes a impressão que dá é que o fashion rio é feito nas coxas. só isso. não é que a gente não gosta das marcas e das celebridades. a gente não gosta de impressão de improviso que muitas vezes se sente ao trabalhar no fashion rio. principalmente por causa dos banheiros hahahahaha.

    vale ressaltar que essa NÃO É a opinião do site chic, é a opinião da ivi. que adora ir pro fashin rio, mas acha que as coisas poderiam ser feitas de um jeito mais cuidadoso.

    [Responder]

  31. Magui diz:
    18 de jun 2008 às 13:56

    Aaiai, tbém vou dar meu pitaco! Mais amador claro, mas vale a participação! rsssssss
    Eeeeeu aaachoooo que realmente 2 semanas em dois lugares diferentes parece ser melhor, ham… mais movimento, mais coisas rolando, mais atenção para a moda e tal.
    Mas eu valorizo a concentração, a centralização como forma de dar mais destaque e direcionamento, tipo, mais força, mais poder. Então se tivesse que dar meu voto, ele iria para semana de moda primavera/verão no Rio e semana outono/inverno em Sampa. Pq tem tudo a ver, ninguém fica se sentindo menosprezado e a gente fica com um calendário mais conciso e objetivo.
    Bjoos a todos!

    [Responder]

  32. ivi diz:
    18 de jun 2008 às 13:58

    ps: e não vejo problema na “rixa”, tem que se comparar sim, de modo que todo mundo aprenda. e afinal que mal tem se um jornalista prefere trabalhar na spfw e outro acha melhor o trabalho no fashion rio?

    [Responder]

  33. 19 de jun 2008 às 13:57

    heuheuhauhehuaeh

    o mais engraçado é que meu post foi sobre jornalismo, independente de ser FR ou SPFW
    não sobre semanas de moda no brasil ehuaheuhae

    e olha o que virou, oh god! hehehe

    bjs

    [Responder]

  34. 17 de jan 2009 às 0:25

    [...] meio da moda tem essa discussão sem fim sobre a necessidade de tanta semana de moda aqui no Brasil (já teve post aqui no…. A gente mesmo não foi ao Fashion Rio porque, na vida real, a gente dificilimamente frequenta com [...]

COMENTE TAMBÉM!




A Oficina


A Fê e a Cris são personal stylists de gente da vida real e dividem, aqui no blog, tudo que aprendem nesse trabalho.