BIBLIOTECA DE CONSULTORIA DE ESTILO

Esse texto já começa com o disclaimer de não querer ser rígido ou imutável, de não terminar aqui (ou em si). Livros são feitos o tempo todo, a gente vai tendo acesso e lendo na medida de interesse pessoal e tempo disponível, então esse compartilhamento pode (ao longo da vida!) ser incrementado, crescer, continuar — ces sabem que a gente mantém uma hashtag no Instagram só pra compartilhar nossas leituras? Põe lá #bibliotecaODE pra ver ainda mais!

A gente reuniu o que de mais valioso passou pelas nossas leituras ao longo da nossa experiência como consultoras de estilo: essas indicações garantem complemento certeiro e eficaz pra tudo que a gente estuda na escola de personal stylist. Aqui na Oficina a gente já teve e já leu muitos, mas muuuitos livros — esses daqui são os que sobreviveram a todos os desapegos, que a gente continua mantendo na mesa de trabalho, continua consultando… são os nossos essenciais.

COLOR WITH STYLE — Donna Fujii

Esse é tão velho mas tão velho que nem a gente quando tentou comprar conseguiu: descolamos um emprestado (provavelmente com a nossa professora/mentora) e fizemos uma xerox colorida — era 2003 ou 2004 e na época ainda rolava. É o melhor livro de cores que a gente já conheceu, com conteúdo raciocinado e fórmulas que, quando estudadas direitinho, levam pra muito além das próprias fórmulas. Com ele a gente aprendeu muito sobre cores nas coordenações propostas em roupas e acessórios (até em maquiagem e cabelo também!), sobre ilusões de ótica que elas produzem e sobre efeitos na silhueta que podem criar.

PLUS STYLE — Suzan Nanfeldt

Quer ser sobre gordinhas, mas tem conteúdo tão consistente que vira uma aula sobre todo tipo de forma e silhueta (pra quem se dispõe a raciocinar). — especialmente pra quem tem interesse em não limitar o próprio trabalho como consultora a “tipos físicos padrão”. Propõe muitas possibilidades de uso de elementos visuais pra equilibrar/suavizar silhuetas, mostra efeitos comparativamente, e levou a gente a pensar em serzinhos humanos como um todo (e não em partes!). De quebra tem um capítulo muito bom sobre maquiagem, sugerindo uma maneira muitíssimo personalizável pra gente trabalhar cada cliente do sei próprio jeitinho.

I DON’T HAVE A THING TO WEAR — Judie Taggart e Jackie Walker

Traz uma abordagem realista, prática e muito possível pra trabalhar guarda-roupas — sem desconsiderar toda a parte emocional envolvida nessa etapa da consultoria. Tem exercícios super poderosos de autoconhecimento pra gente propor pras clientes, que de tão bons podem levar pra resultados não só no GR mas também na etapa de compras. A partir dessa leitura a gente começou a raciocinar as mil motivações pra abarrotar armários, pras dificuldades de desapegar que algumas clientes tem, pras compras feitas impulsivamente por elas. E no finzinho tem um capítulo super super consistente sobre fazer malas.

LOOKING GOOD — Nancy Nix-Rice
01 update: esse livro ganhou toda uma repaginação!

Melhor de todos, melhor livro de consultoria que a gente já conheceu na vida! Ensina e treina identificação de elementos visuais impactantes pra silhuetas e personalidades variadas, mostra como avaliar caimentos e construção de qualidade nas roupas, demonstra em ilustrações super didáticas como o olho pode ser “enganado” pelas ilusões de ótica que as roupas/acessórios podem criar. Essa leitura ensinou a gente a valorizar o estudo do estilo de vida e da rotina das clientes como suporte importantíssimo pra todo o estudo de personalidade e preferências que a gente aprende na escola (só assim a gente consegue construir GRs que facilitam vida de verdade!). Sugere cortes de cabelo pra complementar estilo/formato de rosto de um jeito super legal.

GUIA PRÁTICO DOS TECIDOS — Maria Helena Daniel

O livro já começa com uma explicação super clara e super ‘vida real’ dos tipos de tecidos que a gente encontra no mercado — essencial pra gente orientar nossas clientes a fazer escolhas certeiras, personalizadas a partir das demandas e rotinas de cada uma. DAí o conteúdo segue explicando uma por uma das variações possíveis desses materiais com técnica na medida e muitas muitas fotos, de maneira que a gente consegue entender, identificar e passar esse conhecimento adiante.

ONDE ENCONTRAR

No site da Amazon é possível encontrar alguns desses pra comprar direto da loja — em formato impresso (entrega no Brasil numa boa) ou até em formato digital, pra Kindle. É mais possível ainda encontrar exemplares usados pra comprar direto de pessoas, a própria Amazon intermedia (tem só que pesquisar fretes e envios separadamente, direto com os vendedores). Vale buscar pelos nomes das autoras e pelos títulos dos livros.

A gente listou aqui os links das autoras que tem site (os que a gente encontrou!), pra mandar email e tentar comprar direto com elas. E o exemplar nacional da lista tá disponível em livrarias online e também da vida real (se não tiver disponível é só pedir que as próprias livrarias encomendam por demanda).

POR QUE SÓ TEM UMA INDICAÇÃO NACIONAL?

A gente também sente falta de trabalhos feitos aqui no BR com inteligência e originalidade, como esses americanos que a gente listou. Mas até hoje tudo que passou pelas nossas prateleiras -sobre consultoria de estilo, bem especificamente- era reprodução desses conteúdos já publicados (sem nem adaptar pras peculiaridades nacionais!), ou idéias muito teóricas e pouca práticas — geralmente recheados de opinião pessoal e achismo que né, não servem pra quem quer trabalhar personalizadamente, artesanalmente e não em série. Considerando, claro, que a gente não conhece tudo que já foi publicado na nossa área e que essa seleção representa opinião pessoal embasada pela nossa experiência: pode ser que existam livros incríveis daqui do BR que a gente ainda não cruza

MAS GENTE ESSES LIVROS TEM CAPAS MUITO FEIOSAS!

Isso que ces ainda nem viram os recheios! Eles são sim muito feios, com projetos gráficos datados e fotos muito loucas (MUITO). Considerando que esses ensinamentos são valiosos desde o tempo em que foram organizados por essas autoras maravilhosas-generosas, que todo o material gráfico apresentado é efetivamente muito didático e que a gente tem hoje o Pinterest pra pesquisar e estudar referências mais atuais… então essa feiúra gráfica perde importância. :)

UM “PLUS A MAIS”

Essa indicação valeria pra quaisquer profissionais que trabalhem com gente — mas aqui vai especialmente pras nossas colegas de profissão: Os quatro compromissos é um livrinho fino e fácil de ler que ajuda a gente a se desprender de pensamentos atrapalhadores de objetividade na nossa atividade, ajuda a gente a se desprender de melindres e suposições, ajuda a fluir melhor no trato com cada uma das nossas clientes.

+ quer estudar a nossa metodologia pra ser personal stylist também?
+ tem dúvidas sobre esse mercado e essa profissão?

Oficina de Estilo no seu email
IDÉIAS PRÁTICAS PRA FACILITAR O VESTIR!
  • e comprar menos e melhor
  • e se arrumar em menos tempo
  • e se sentir linda e autêntica com o que tem no guarda-roupa
  • e exercitar criatividade e se sentir empoderada <3