BRASILIDADE DE ENCHER OS OLHOS

A gente aqui na Oficina é bem pouco noveleira, mas “Cordel Encantado” vale pelo figurino – vocês tão assistindo? Num enredo que é meio fábula, meio conto de fadas, as personagens tem aparência “super nossa” e misturam (nos seus looks) brasilidades nada convencionais, mas muito autênticas. Visual construído com liberdade (alô fábula!) e muita imaginação (alô conto de fadas!), que valoriza a cultura do ambiente que cada personagem frequenta e também suas personalidades. E isso daí não é super aplicável pros nossos próprios looks também?!??

As figurinistas fizeram pesquisas individuais para cada personagem, e isso envolveu conhecer os pormenores das roupas da realeza russa e até de samurais (por exemplo). Toda info pesquisada foi então repensada com cara e materiais brasileiros – e tudo, absolutamente tudo que a gente vê na novela foi produzido na/pela rede Globo de maneira artesanal. Elas mesmas explicam que houve ocasião em que foi preciso ir até um ferro-velho buscar metal para compor uma gola (!!!), que bordadeiras misturam madeira e côco aos tecidos dos vestidos, e que viagens mil foram necessárias para identificar e inserir elementos regionais-regionalíssimos na criação das roupas: o figurino tá todo cheio de couros, rendas de bilro, renascença e filé, linhão, pedrarias, juta, algodões rústicos, tecidos e bordados do norte do país e mais.

Até o n úcleo da realeza, que é de nacionalidade européia, desfila sutilezas nacionais nas suas roupas mais luxuosas. A rainha Helena e a duquesa Úrsula já apareceram usando mangas de tressê de palha e bordados super caracteristicos do nordeste, por exemplo. Doralice, a advogada, usa saiões de couro em tons escuros com camisas brancas (bem lindas!) de vários modelos. Penélope, jornalista, que sempre tá com uma ou outra peça masculina – mas com um toque meio safári-tropical todo original.

Os cangaceiros da novela também são maravilhosos. Jesuíno, personagem do Cauã Raymond (GATO), usou dias atrás um colete de crochê que parecia feito da mesma trama dos tapetes de cozinha, imagina! O núcleo mais humilde da novela é o que mais usa rendas, principalmente as que enfeitam panos de prato e toalhas de mesa, sabe? O resultado todo é super, SUPER interessante de se ver – com esses olhos da moda!

*Obrigadíssima à janinha, que deu pra gente a idéia desse post e toda uma explicação imagética super completa!!! <3

Oficina de Estilo no seu email
IDÉIAS PRÁTICAS PRA FACILITAR O VESTIR!
  • e comprar menos e melhor
  • e se arrumar em menos tempo
  • e se sentir linda e autêntica com o que tem no guarda-roupa
  • e exercitar criatividade e se sentir empoderada <3