PANTACOURT: CALÇA CURTA OU BERMUDÃO?

Vejam só a pantacourt: essa peça de roupa tão “abrasileirada” com esse nome tão falsamente-glamouroso! Meio pantalona curta, meio bermudão longo, essa calça é fresquíssima, pode ter cintura alta ou baixa (o que facilita pra muitas silhuetas diferentes) e pode ser muito muito útil/versátil pra gente que vive num país tropical, informal-casual-que-quer-ser-arrumadinho, abençoado por Deus e bonito por natureza.

como fazer funcionar (em toda silhueta e pra toda personalidade) essa peça que é um pouco pantalona, um pouco calça curta, um pouco bermudão!

O princípio da modelagem é ter caimento soltinho e barras em altura abaixo dos joelhos, meio na altura do começo da panturrilha: tipo as saias mídi, né? Já pode começar a desmistificar a proibição vazia sugerida pelas revistas de moda porque né, se tá todo mundo experimentando o comprimento intermediário das saias, então é muito possível também fazer acontecer com esses bermudões. Peça de roupa não tem efeito (na suilhueta) quando usada sozinha, e ninguém sai sem blusa sem sapato sem complementos de casa. A calça sozinha não encurta, não aumenta quadril, não faz nada. Mas coordenações de peças (e cores e caimentos e linhas e formas) podem sim minimizar quaisquer efeitos que a gente não queira criar ao vestir.

_Marcar cintura é sempre legal (especialmente se a cintura fica mais alta na modelagem escolhida) por que ajuda a manter sensação de tronco mais curtinho que pernas, que é a proporção que a gente tá acostumada a ver no corpo humano.

_Quem tem peitão/ombrão, barriguinha ou zero-cintura pode experimentar as pantcourts com cintura mais baixa (pra alongar/suavizar tronco pesado visualmente) e coordenar cores mais claras e vivas na parte de baixo do look. E decote em V sempre ajuda o grupo do peso visual na parte de cima da silhueta, viu, com quaisquer partes de baixo e não só com pantacourt!

_Gatas brasileiríssimas do quadril maior podem usufruir de pantacourts em tom mais escuro e mais opaco na coordenação que fizer, em comparação com a cor da parte de cima escolhida. Raciocina com a gente que isso é relativo, ó: pantacourt cinza pode ser mais clara e viva que preto, mas também pode ser mais escura e opaca que branco, sacou?

(Nessas comparações coordenando cores, vale lembrar que os tons mais escuros e mais opacos retraem visualmente a parte da silhueta que cobrem; ao passo que tons mais claros e mais vivos podem expandir visualmente. E dá pra fazer com tooodas as cores do mundo, comparando umas com as outras: a mais clara/viva pode cobrir o que a gente quer valorizar na própria silhueta, a mais escura/opaca pode disfarçar lindamente o que a gente não curte tanto.)

_Coordenar tonalidades semelhantes é sempre alongador de silhueta: experimenta compor parte de cima, parte de baixo e sapatos, tudo em tom claro, tudo em tom médio ou tudo mais escuro (mesmo em cores diferentes, tipo roxão, marinho, vinho sabe como? ou creme, branco, cinza claro!).

_Se a gente vive mais ocasião formal do que informal na vida, vale escolher pantacourt em tecido/material mais arrumadinho, tipo couro, seda, tafetá, crepes pesados — e quando quiser versatilizar, coordenar com sapatos mais despojados, camisetas em malha, jaqueta jeans. Se a gente vive mais no informal do que no formal, pantacourt em algodão, brim ou linho pode render looks arrumadinhos (pela modelagem!) mas ainda casuais — e aí a gente faz o upgrade coordenando com sapatos mais arrumados/de saltinho e partes de cima em tecidos sofisticados, com brilho, com acessórios festivos.

pantacourt
pantacourts com cara de hoje, desfiladas pela Maria Bonita em 2010 no SPFW (tá!)

E mais:

Quem curte se vestir e experimentar coisas novas PRECISA manter em mente que todo mundo pode tudo, na medida em que quiser. Se tem restrição ou qualquer receio, o que vale é usar o raciocínio -e a criatividade!- pra manipular efeitos e vontades e então ser feliz em frente ao espelho. #revistasdemodanãonosrepresentam e as escolhas que a gente faz só dependem da gente, tão nas nossas mãos. Tem mais info aqui pra quem quiser estudar ainda mais, ó:

+ como usar pantalonas
+ como usar calças curtinhas
+ como usar calças de cintura alta
+ bermudas pra usar no frio e no calor
+ como usar bermuda e meia-calça
+ direções certeiras pra saia longuete/mídi funcionar

+ COMO CONSTRUIR UM GUARDA-ROUPA INTELIGENTE
+ COMO SE TORNAR UMA PERSONAL STYLIST

Oficina de Estilo no seu email
IDÉIAS PRÁTICAS PRA FACILITAR O VESTIR!
  • e comprar menos e melhor
  • e se arrumar em menos tempo
  • e se sentir linda e autêntica com o que tem no guarda-roupa
  • e exercitar criatividade e se sentir empoderada <3