COMO USAR JAQUETAS FOFAS-MATELASSADAS

A gente perguntou nas redes sociais se esse tipo de jaqueta/colete tinha um nome específico em português… mas não teve consenso. Em inglês essas peças são chamadas “puffer jackets” ou “puffer vests” — usamos esses termos pra fazer buscas de referências no Pinterest. Por aqui tem gente chamando de casaco fofo, tem gente chamando pelo nome importado de ‘colete doudone’, gente inventando descritivos tipo “casaco de neve”, “colete salva-vidas”, “jaqueta fofucha”, tem de um tudo.

Resolvemos chamar de jaqueta e colete fofos-matelassados: tipicamente esses complementos tem as costuras que seguram o enchimento (de manta acrílica ou de plumas) no lugar e que desenham com essas mesmas linhas um riscado às vezes vertical, às vezes mais horizontal. Muito muito boas pra deslocamentos, já que cortam o vento, geralmente são impermeáveis AND esquentam — tipo 1001 utilidades. Melhor ainda quando não são pesadas, mas sim são especialmente pra ser levinhas e facilmente compactadas, dobradas, pra gente guardar na bolsa quando em ambientes internos.

Há algumas temporadas de desfiles estilistas importantes vem mostrando nas suas passarelas versões menos tradicionais desses casacos. E em tempo frio é natural a gente encontrar esses modelos nos guarda-roupas das nossas clientes de consultoria — e então a gente aqui, do grupo das que acreditam demais que #épossívelgostardoqueagentejátem, se põe a pensar maneiras de usar o que já tá nos nossos armários mas né, com caras frescas, com intenção e atenção.

pra não se sentir grandalhona, pra não ficar super esportiva, pra criar looks femininos e elegantes :)

PRA NÃO FICAR MASCULINA

-vale coordenar com saias e com vestidos (por que não, né?)
-juntar com shortinhos feitos de materiais mais pesados (couro, camurça, sarja espessa) e arrematar com meia-calça opaca também rende look feminino, mesmo de jaquetão
-escolher sapatos quentinhos mas exclusivos do guarda-roupa feminino (menos modelo oxford ou botinhas, mais sapatilhas e escarpins)
-cuidar de maquiagem e cabelo e escolher brincos mais longos, que balancem com delicadeza <3

+ nossa fórmula pra uma nova feminilidade

PRA NÃO FICAR ESPORTIVONA DEMAIS

-infalível: coordenações de jaquetas e coletes fofos-matelassados com outras peças em tecido plano
-juntar com esse complemento outras peças formais, em tecidos e modelagens tipo alfaiataria
-prender a parte da frente da blusa ou do tricô por dentro do cós da calça ou da saia — e aproveitar pra arrematar com um cinto vistoso
-escolher acessórios em metal lustroso ou pedras finas, translúcidas

+ sofisticadores instantâneos de look

PRA NÃO SE SENTIR GRANDALHONA

-usar a jaqueta ou o colete abertos, criando aquele vão vertical alongador bem no centro do torso (funciona especialmente quando a jaqueta ou o colete tem cores neutras ou mais escuras, e a parte de dentro tem cores mais claras ou coloridas!)
-marcar cintura — e vale por dentro ou por fora, sobre a própria jaqueta
-deixar à mostra (com meias-calças) ou marcar (com peças justíssimas) os tornozelos, parte bem magrinha da silhueta que dá sensação de “corpo humano proporcional” independente do volumão do colete ou da jaqueta

+ escolhas emagrecedoras de vestir

PRA NÃO SE SENTIR SEM GRAÇA

-coordenar peças com texturas bem diferentes entre si, tipo juntar o nylon geralmente lustroso das jaquetas e dos coletes fofos com outras peças em couro, camurça, seda espessa, algodão, crepes, plissados, tricôs fofuchos…
-escolher acessórios coloridos pra quebrar o neutro típico das roupas de muito frio: pensa em sapato, lenço/pashmina, bracelete (sobre a manga do casaco!), cinto, brincos… funcionando como pequenos pontos de animação no look

+ NOSSA ENCICLOPÉDIA DO VESTIR NO FRIO
+ COLETES DE PELE: COMO ESCOLHER, USAR E COMBINAR
+ COMO ESCOLHER O CASACO PERFEITO (PRA VOCÊ!)

pra não se sentir grandalhona, pra não ficar super esportiva, pra criar looks femininos e elegantes :)

pra não se sentir grandalhona, pra não ficar super esportiva, pra criar looks femininos e elegantes :)

pra não se sentir grandalhona, pra não ficar super esportiva, pra criar looks femininos e elegantes :)

+ QUER TRABALHAR COMO PERSONAL STYLIST?
+ COMO CONSTRUIR UM GUARDA-ROUPA INTELIGENTE

Oficina de Estilo no seu email
IDÉIAS PRÁTICAS PRA FACILITAR O VESTIR!
  • e comprar menos e melhor
  • e se arrumar em menos tempo
  • e se sentir linda e autêntica com o que tem no guarda-roupa
  • e exercitar criatividade e se sentir empoderada <3