CONSUMIR COM CONSCIÊNCIA NÃO SIGNIFICA NÃO COMPRAR

Está pra começar a funcionar um site de compras diferente: o Zady, e-commerce americano, quer desacelerar o fast-fashion com curadoria de produtos muito especiais, que façam a gente treinar consumo consciente levando em consideração

_de onde as matérias-primas vem (quanto mais perto da gente, melhor),
_se o produto é feito à mão/artesanalmente,
_se é feito com materiais de qualidade, pouco manipulados industrialmente,
_se essa produção tem consciência ambiental,
_se é produzido localmente.

Essas direções já passam pela curadoria do site e tudo que estiver disponível pra vender lá vai ter essas descrições bem detalhadas. Mas o site é americano e, antes mesmo da gente ter versões brasileiras do Zady (tem que ter!), é possível usar essa listinha aqui pra por em prática um novo jeito de consumir. Comprar com consciência não é não comprar, sabemos, e se a gente tem mais e mais ferramentas pra avaliar quanto vale o que a gente leva pra casa, quanto vai durar, quanto a gente vai usar… então a gente escolhe o essencial, e escolhe menos e melhor.

Melhor comprar 1 que responda positivamente todos ou muitos desses itens aqui em cima, do que comprar 100 baratinhos que vão ficar estagnados no armário ou que vão durar 2 ou 3 lavagens. Melhor comprar o que vai render pelo menos 3 looks diferentes com outras peças que a gente já tem do que comprar sem refletir o que não dá certo com mais nada — e que acaba demandando mais compras ainda. Melhor comprar 1 ou 2 peças incríveis por semestre pra atualizar o nosso “acervo pessoal” e assim aperfeiçoar nossa identidade, construída ao longo da vida :) do que comprar tudo novo a cada estação e não ter a cara da gente mesma — e sim da vitrine da hora.

Compras feitas assim, planejadas, pesquisadas, avaliadas, refletidas, reverberam O BEM não só nos nossos armários – concisos, versáteis, inteligentes! – mas também no universo particular em volta da gente. Outras compras, querendo ou não, vão pra sempre ser feitas com influência desse aprendizado. E assim também vai ser com filhas, mãe, irmã, amigas… e todo mundo em volta da gente, de algum jeito, vai dar mais valor ao dinheiro, ao que compra e ao tempo/satisfação que se tem ao consumir (efetivamente) com consciência.

Pra conhecer o Zady –> http://zady.com

Oficina de Estilo no seu email
IDÉIAS PRÁTICAS PRA FACILITAR O VESTIR!
  • e comprar menos e melhor
  • e se arrumar em menos tempo
  • e se sentir linda e autêntica com o que tem no guarda-roupa
  • e exercitar criatividade e se sentir empoderada <3