COORDENANDO PROPORÇÕES DIFERENTES

Jeito bom de criar interessância no look (qualquer look) é coordenar proporções diferentes. No dicionário, proporção quer dizer

“relação das partes separadas do todo que pode ser dividido ou repartido; disposição coerente e harmônica das partes que formam um todo; comprimento, tamanho, dimensão, volume, intensidade, etc”.

Em estilo pessoal a gente pode pensar que as roupas tem vários comprimentos de mangas, várias alturas de barras (tanto nas partes de cima quanto nas partes de baixo do que a gente veste), várias larguras e tamanhos e quantidades de tecido. E que partes de cima e de baixo, quando coordenadas, formam ‘blocos’ de espaços ocupados — que podem valer pro look todo (como em coordenação de blusa mais longa e short mais curtinho, por exemplo) ou pra pedaços do look (como em blusa de mangas longas usadas por baixo de casaquinhos de mangas 3/4).

Legal, então, é alternar os tamanhos desses blocos e ocupar espaços diferentes de propósito no look, pra criar movimento, balanço — com tudo tudinho que todo mundo já tem no armário, ó que delícia. :)

idéias pra criar interessância no look só com larguras, alturas, quantidades de tecido -- sem precisar comprar nada novo!

Não tem regra e não é ciência exata: na prática toda teoria pode dar super certo (ou ficar esquisito). Nos nossos atendimentos de consultoria de estilo pessoal, a gente treina clientes a procurar uma “harmonia assimétrica”, não certinha, desigual — mas distante de extremos*, mas suave e aproximada. A gente vai testando idéias juntas assim, ó:

COM 3ª PEÇA
Pensa “parear” a barra da parte de baixo com a barra do complemento, com uma um pouquinho mais curta ou mais longa que a outra. Tipo calça curta nos tornozelos com colete longo logo abaixo dos joelhos; ou saia mídi bem no meio da panturrilha e capinha nos joelhos; ou vestido curtinho no meio da coxa e essa mesma capinha nos joelhos; sabe como? Vale procurar mais ou menos 1 palmo de distância pra cima ou pra baixo entre as barras (apenas uma referência).

+ TODO UM PAINEL NO NOSSO PINTEREST CHEEEIO DE
REFERÊNCIAS INSPIRADORAS DE COORDENAÇÃO DE PROPORÇÕES, Ó!

COM PARTE DE CIMA E DE BAIXO
Quando a barra da parte de baixo sobe, a barra da parte de cima pode descer – e o contrário também vale, com barra da parte de baixo descendo e barra da parte de cima subindo. A gente usa as linhas da virilha e do ossinho do quadril como referência (mas não é regra, é direção só). Pensa em short curtinho com bata mais longa, ou em saia longa com tops curtos pra deixar pedacitos de barriga à mostra.

COM VOLUMES
Um clássico a ser desafiado: é legal que os volumes das peças a se coordenar sejam diferentes, mas isso não significa que uma precise ser super justa se a outra for mais ampla/larga. A gente pode pensar em largo com um pouco menos largo ou justo com um pouco mais justo ainda, sabe como? Tipo pantacourt e camiseta soltinha usada por dentro, larguinha mas marcando a cintura. E a gente sempre pode “criar” volumes acrescentando cintos no meio da blusa ampla mais comprida, ou bracelete no punho da manga cheia de tecido, ou faixas largas pra trazer pra perto do corpo a sobreposição cardigan longo + vestido largo, tá ligada?

COM MANGAS
Delícia de exercitar no frio: tricô de manga longa com casaco de mangas 3/4 por cima! E não só no frio: legal também pode ser coordenar casaqueto de manga curta com blusa de manga longa mais puxadinha pra perto do cotovelo; ou regata e colete sem manga (AMAMOS); ou vestido com mangas 3/4 e camisa jeans (como 3ª peça) usada com punhos puxadinhos pra cima, mostrando pontinha da manga do vestido por baixo.

*uma palavrinha sobre os EXTREMOS
Juntar distâncias opostas de barras pode ser super seguro ou também super moderno, viu, e ninguém tem que se privar de experimentar idéia alguma que venha à cabeça! Dá certo pantalona longa até o pé com jaquetinha curta, tanto quanto usar uma blusa mais curta (de pedacinho de barriga à mostra) com cardigan longão.

2 EXTRAS
Em toda coordenação de proporção a gente exercita:

-alongar visualmente as pernas tanto quanto possível
-chamar atenção pro rosto, pro alto, pra cima no look

Roupa não emagrece nem faz crescer, a gente sabe, mas pode render efeitos visuais que fazem com que a gene se enxergue com menos carinho. Mexer nas proporções das nossas coordenações pode “desequilibrar” a harmonia natural dos nossos corpinhos — por que a gente tira cinturas e volumes e alturas do lugar, né, então essas 2 direções aqui podem suavizar quaisquer ousadias. :)

+ como usar saias no comprimento longuete
+ como usar bermudas <3
+ tudo de proporções que tem aqui no blog, num só link \o/
+ pra compensar sensação de baixinha

+QUER TRABALHAR COMO PERSONAL STYLIST?
+COMO CONSTRUIR UM GUARDA-ROUPA INTELIGENTE

Oficina de Estilo no seu email
IDÉIAS PRÁTICAS PRA FACILITAR O VESTIR!
  • e comprar menos e melhor
  • e se arrumar em menos tempo
  • e se sentir linda e autêntica com o que tem no guarda-roupa
  • e exercitar criatividade e se sentir empoderada <3