ESTILOSAS TAMBÉM NO ESCRITÓRIO

Esse post foi escrito teeempos atrás, na época dos Encontrinhos (alô 2008-2009!), numa ocasião em que a gente tava tendo contato com clientes e leitoras que, ao mesmo tempo, reclamavam da mesmice e da falta de feminilidade do look que trabalhos formais demandam – trabalhos formais tipo escritório tradicional de advocacia ou mercado financeiro, cheios de colegas-meninos que trabalham todos os dias de terno e gravata. Na época elas reclamavam de usar calça e camisa todo-danto-dia, sempre igual. A gente parou pra pensar – e agora re-pensou! – no que pode fazer a diferença na aparência de quem tem que se virar em dresscodes rígidos como os dessas clientes/leitoras. A primeira sugestão é não ter preguiça nem preconceito em relação a nada! Que quanto mais a gente experimenta, mais chance a gente tem de alcançar resultado bom – e de se surpreender, e de ganhar elogio. Então vambora:

materiais-no-trabalho.jpg

Materiais diferentes!
Sabe o que faz super diferença, sem chamar atenção demais? Material bacana. Faz diferença em originalidade, porque é muito legal substituir o algodão e o crepe e a microfibra de sempre por algodões fininhos, tricôs leves, malhas trabalhadas, sedas mais opacos e lãs com texturas. Superfícies variadas, com toques e apariencias diversas (entre si!) sempre acrescentam interessância – mesmo em looks super tradicionais. Material diferente faz diferença também em elegância, que material de qualidade é sempre sinal de refinamento – até nas peças mais lisas ou informais. Arrasa! E lembra que tricô é super super super legal de usar com alfaiataria.

Como misturar materiais diferentes num mesmo look
Como escolher materiais de qualidade
Diferenças entre tecido natural e tecido sintético
Como usar transparências

formas-no-trabalho.jpg

Formas não tããão convencionais
Olha, meninas, camisas em modelagens e formas diferentes é o que não falta. Se fosse só com camisa branca, já dava pra super inovar: tem com mangas diferentes, com gola diferente, com recortes diferentes, com comprimentos diferentes, com abotoamentos diferentes e mais. E ainda tem vestidos em formatos novos, paletós e jaquetas bem não-tradicionais, blusas com recortes e volumes, calças e saias com detalhes que fazem diferença. E formas fazem a difenreça mesmo – é um jeito bem inteligente de escolher o vestir, em que a “esperteza tá na sutileza”. =)

Como usar calças com pernas largonas
Formas para gordinhas :)
Como usar saias longas (de todo jeito!)
10 razões para experimentar coletes longos
Como usar camisas com laço na gola 

cores-no-trabalho.jpg

Campanha por mais cores em tudo (a gente não cansa!)
Tudo bem ter uma base preta, cinza e branca pras roupas de usar no trabalho. É até bom que a coordenação de cores comece com peças neutras e evolua: a evolução tem fórmula certinha, quer ver? Tudo que a gente combina com preto dá certo também com marrom café, com marinho, com vinho e roxão, com cinza-chumbo e com outras cores neutras e escuras – porque elas são equivalentes ao preto, sabe como? Daí pra coordenar mais cores, mesmo as mais coloridas, mas de jeitos mais calmos, é um pulo. E coordenações legais de cores fazem mais diferença ainda. Experimenta pra você ver.

Passo-a-passo pra usar várias cores (com sugestões de coordenações!)
Como usar neutros com pequenos pontos de cores coloridas
Fórmulas boas pra misturar estampas

acessorios-no-trabalho.jpg

Super tem que ter acessórios legais
É uma verdade universal: é possível MESMO mudar a cara da roupa com acessórios diferentes. E acessório legal tá sobrando por agora: a gente pode usar lenço, cintinho e cintão, pashimina no friozinho, brincão, broche, faixa, power colar, tiaras e fivelas de cabelo, cachecol. Sabe o que mais? Sapatos coloridos e com formas novas e recortes diferentes também contam. E bolsas que acrescentem personalidade. A gente arrisca dizer que, mesmo sendo pequenina parte do look total, acessório bacana é o que mais acrescenta personalidade originalidade consistência ao visual do trabalho formal. E mesmo os grandes ocupam tão pouco espaço (na aparência inteira) que vale a pena cuidar.

Como usar cintinhos finosComo escolher e amarrar lenço na alça da bolsa :)
Pequenos pontos de contraste no look
A onda de acessórios super marcantes
Como coordenar colarzão, decotes e mais
Tudo sobre cintos
Como usar anéis gigantes!
Efeitos das pulseiras na silhueta e na personalidade 
Como misturar acessórios dourados e prateados

feminilidade-no-trabalho.jpg

Mulherzinhas!
Podia ser um exercício: usar vestido ou saia pelo menos uma vez por semana. Substituir o paletó por um cardigan deixa o look menos duro, mas fofinho, mais feminino. Vestidinhos ficam incríveis com cardigans ou paletós ou jaquetas; e saias ficam ótemas com camisas ajustadas, com tricô, com blusas justinhas com mangas 3/4 ou compridas – pernoca de fora é bem mulherzinha. Mais: cintinhos e peças que acinturam, sobreposições justinhas, peças com detalhes graciosos tipo mangas arredondadas e golas fofuchas. O look fica completo com sapatos delicados, com frente alongada e arredondada. Ou mesmo com sandálias discretas, que tenham salto médio/grosso e tiras mais larguinhas – mas que ainda mostrem alguma coisa dos dedinhos (com parcimônia, hein, meninas). Pronto, tá pronta. =)

Pedacinho de meia-calça so a calça comprida
Mil jeitos de usar saias
Tudo que a gente já escreveu sobre cardigans: jeitos de usar e mais!
A idéia de cabelo profissional da Oficina de Estilo
A sugestão de maquiagem profissional da Oficina de Estilo
Elementos femininos prontos pra inserir no look!