ESTILO PESSOAL NO TRABALHO

Esse post foi escrito teeempos atrás (alô 2008!), numa ocasião em que a gente teve um contato intenso com clientes de consultoria de estilo e amigas que reclamavam da mesmice e da falta de feminilidade do look que trabalhos formais demandam (tipo escritório de advocacia ou mercado financeiro), meio calça-e-camisa todos os dias — ainda por cima rodeadas de colegas que usam terno e gravata de segunda a segunda. A gente parou pra pensar — e agora re-pensou! — no que pode fazer a diferença na aparência de quem tem que se virar em dresscodes rígidos como os dessas clientes/amigas.

+ tem pastinha de referências no Pinterest, ó!

E uma primeira sugestão pode ser essa: a de não ter preguiça nem preconceito em relação a nada, ter disposição pra experimentar. Que quanto mais a gente experimenta, mais a gente exercita criatividade e mais expande repertório de referências próprias. Mas né, segue aqui com a gente que tem mais:

dicas de consultoria de estilo pra variar os conjuntos formais/tradicionais e acrescentar personalidade ao look de trabalho.

MATERIAIS DIFERENTES

Sabe o que faz super diferença, sem chamar atenção demais? Material bacana. Faz diferença em originalidade, porque é muito legal substituir o algodão e o crepe e a microfibra de sempre por algodões fininhos, tricôs leves, malhas trabalhadas, sedas mais opacas e lãs com texturas. Superfícies variadas, com toques e apariencias diversas (entre si!) sempre acrescentam interessância – mesmo em looks super tradicionais. Material diferente faz diferença também em elegância, que material de qualidade é sempre sinal de refinamento – até nas peças mais lisas ou informais. Arrasa! E lembra que tricô é super super super legal de usar com alfaiataria.

+ como coordenar materiais diferentes
+ como escolher qualidade
+ diferenças entre tecidos naturais e não-naturais
+ como usar transparências (de muitos jeitos!)

materiais-no-trabalho.jpg

FORMAS MENOS TRADICIONAIS, MENOS CLÁSSICAS

É bem possível treinar o olhar pra encontrar camisas com modelagens e formas diferentes: se a gente experimentasse um exercício só com camisas brancas, por exemplo, já dava pra inovar com mangas diferentes, golas diferentes, recortes inusitados, comprimentos variados, abotoamentos diferentes, detalhes nos punhos e nos ombros e mais. Daí o exercício pode ser ampliado — tem vestidos em modelagens criativas, paletós e jaquetas bem moderninhos, blusas com recortes e volumes, calças e saias com detalhes cheios de movimentos e geometrias. Isso tudo daí, ó, ainda escolhendo as “peças-chave” do dresscode de trabalho — esperteza na sutileza.

+ como usar pantacourts
+ saia-mídi pra toda silhueta
+ como coordenar proporções diferentes
+ como usar coletes longos

formas-no-trabalho.jpg

MAIS CORES (E COORDENAÇÕES ORIGINAIS DELAS!)

Tipicamente a base das coordenações de cores do look de trabalho é cinza, preta, branca. Só de substituir esses 3 neutros por outros neutros equivalentes, ó, já se ganha em originalidade: no lugar do preto, por exemplo, é possível usar marinho, marrom café, roxão, cinza-chumbo, petróleo. No lugar do branco, beges, pérolas, tons pastel bem claríssimos, nude. No lugar do cinza, tons médios como cáquis, verdes militares, azuis. Usar o círculo cromático como referência também pode render boas experiências: nessa rodinha de cores, tudo que é vizinho funciona junto, sem estar tão longe das coordenações monocromáticas… mas com um twist, tipo rosa + vermelho, roxo + rosa, azul + roxo, verde + azul, + amarelo + verde, entende? Isso não precisa orientar coordenações de peças de roupa apenas, mas também pode dar idéias pra salpicar o look com acessórios coloridos, né!

+ passo-a-passo pra usar várias cores (com sugestões de coordenações!)
+ como usar tons neutros com pequenos pontos de cores coloridas
+ fórmulas boas pra misturar estampas
+ como usar o círculo cromático pra pensar coordenações

cores-no-trabalho.jpg

ACESSÓRIOS INCREMENTADORES DE LOOK

É uma verdade universal: é possível MESMO mudar a cara da roupa com acessórios diferentes. Uma boa estratégia pra começar a usar pode ser: todo dia escolher 1 “acessório principal” pro look, trabalhar a coordenação pra dar algum destaque a esse acessório, e então (se for o caso) escolher apenas alguns pequeninos coadjuvantes pra acompanhar o resto da produção. E nem tá difícil, que vários acessórios tem função além de beleza apenas — pode ser um cinto pra ajustar a modelagem da parte de cima, pode ser um bracelete sobre os punhos pra segurar uma manga longa no lugar, pode ser um colarzão que mantém o decote no lugar o dia todo, pode ser uma tiara ou faixa que ajuda a controlar o cabelo pra longe dos olhos. Sabe o que mais? Sapatos coloridos e com texturas e com formas novas e recortes diferentes também contam. E bolsas que acrescentem personalidade. Mesmo sendo pequenina parte do look total, acessório bacana é o que mais acrescenta personalidade, originalidade, consistência ao visual do trabalho formal. E mesmo os acessórios maiores ainda ocupam tão pouco espaço (na aparência inteira) que né, vale a pena cuidar.

+ como coordenar colares e decotes
+ efeitos das pulseiras na silhueta e relação com personalidades
+ tudo sobre cintos
+ como usar anéis superpoderosos

acessorios-no-trabalho.jpg

TODA UMA NOVA FEMINILIDADE

Podia ser um exercício: usar vestido ou saia pelo menos uma vez por semana — e podia valer especialmente pra quem reclama de usar calça todo dia. mas tem mais jeitos de “feminilizar” o look na sutileza, no sussurro… sem precisar gritar ‘mulerzices’, ó:

_substituir o paletó por um cardigan deixa o look menos duro, mas fofinho, mais feminino
_vestidos podem ser complementados com cardigans finos, jaquetinhas com mangas puxadas mais pra cima, paletós ajustados
_saias ficam sensacionais com camisas \o/ e também com tricôs finos usados
_mais: cintinhos e peças que acinturam, sobreposições justinhas, peças com detalhes graciosos tipo mangas arredondadas e golas fofuchas.

O look fica completo com sapatos delicados, com frente alongada e arredondada. Ou mesmo com sandálias discretas, que tenham salto médio/grosso e tiras mais larguinhas (essas são as mais profissionais!) — mas que ainda mostrem alguma coisa dos dedinhos.

+ nossas fórmulas pra essa nova feminilidade
+ meia-calça como detalhe (sexy!)
+ tudo que a gente já escreveu sobre cardigans
+ elementos super femininos pra inserir no look

feminilidade-no-trabalho.jpg

+ QUER TRABALHAR COMO PERSONAL STYLIST?
+ COMO CONSTRUIR UM GUARDA-ROUPA INTELIGENTE

Oficina de Estilo no seu email
IDÉIAS PRÁTICAS PRA FACILITAR O VESTIR!
  • e comprar menos e melhor
  • e se arrumar em menos tempo
  • e se sentir linda e autêntica com o que tem no guarda-roupa
  • e exercitar criatividade e se sentir empoderada <3