FÓRMULA DA OFICINA PRA MONTAR LOOKS

A gente tem hábito de compartilhar pelo Instagram os bastidores do nosso trabalho de consultoria de estilo nas casas das clientes — e a etapa de montagem de looks desse trabalho é especialmente legal de compartilhar. É incrível ver como é possível fazer render o que a gente já tem no guarda-roupa: em 3 horas a gente consegue montar, vestir e fotografar de 20 a 30 looks — e quanto mais personalidade definida a cliente tem, mais looks a gente consegue fazer.

A conta é bem essa: quando a gente olha pra dentro, define o que é importante (pra gente, independente de moda!) e sabe com clareza o que quer (da vida!), essas “importâncias” viram direção pros looks a ser montados. Tipo, se pra uma cliente é importante estar confortável, seduzir e ainda assim se sentir elegante, então todos os looks — mesmo os de fim de semana, mesmo os de balada, mesmo os de trabalho — precisam fazer com que ela se enxergue confortável, sexy and elegante em frente ao espelho. Sacou?

A partir daí o serviço é mecânico e a gente tem um passo-a-passo, ó: quem quiser pode reproduzir em casa, fazer acontecer aí com o que tem! \o/

SELEÇÃO DE PEÇAS
A primeira coisa que a gente faz é separar um número variado de partes de baixo, de acordo com a intenção dos looks. Calças e saias retinhas pra fazer muitos looks de trabalho, shortinhos e jeans pra fazer muitos looks de finde/balada… depende do estilo de vida da cliente. Geralmente a gente seleciona 10 partes de baixo ao todo e 2 ou 3 vestidos — considerando que a gente quer estar por 3 horas com a cliente (por que né gente vestir tudo tirar tudo é uma super ginástica e cansa!). A gente dispõe as partes de baixo sobre a cama, com um pequeno espaço entre elas pra acomodar opções de partes de cima sobre cada uma. As partes de cima a gente seleciona na sequência, já montando os looks.

MONTAGEM
Pra cada parte de baixo a gente seleciona 3 partes de cima diferentes e variadas. A gente pensa em variações que rendam, com as mesmas partes de baixo,

-looks de frio e de calor
-looks claros e looks escuros
-looks mais coloridos e looks mais neutros
-looks mais formais e mais informais
-looks com estampas e looks lisos
-looks pra usar com salto e sem salto
-com bolsa grande e com bolsa pequena

e as partes de cima são responsáveis por essa variação de temas/propósitos. Nessa etapa a gente também escolhe terceiras peças pra incrementar o que for menos de calor ou mais formal. Todas as partes de cima a gente vai colocando sobre cada parte de baixo, como num pequeno monte de looks “desmontados”, e cada parte de baixo vira um centro de possibilidades.

SELEÇÃO DE ACESSÓRIOS
A gente deixa a porta dos sapatos e das bolsas aberta ou separa uma quantidade boa e variada pra usar nas coordenações que fizer (e deixa tudo pertinho da gente). Vale também separar lenços, colarzões, braceletes, broches e tiaras/acessórios de cabelo — esses a gente troca bastante e é com eles que toda a vibração de um look pode mudar. Brincos, anéis e pulseiras muito finas ficam tão pequenos nas fotos que a gente prefere não usar pros looks (mas a cliente fica super à vontade pra incrementar como quiser as fotos que a gente faz!).

AÇÃO + FOTOS!
Com partes de baixo selecionadas, partes de cima diferentonas escolhidas pra cada uma e acessórios à mão, a gente parte pra ação e a cliente começa a provar tudo que a gente separou. Começa por uma parte de baixo, prova a primeira possibilidade de parte de cima, “acessoriza”, se vê no espelho e a gente fotografa. Bora pra segunda possibilidade de parte de cima, bora “re-acessorizar”, bora fotografar de novo. E assim a gente vai: a cada parte de baixo a gente vai provando/acessorizando cada uma das 3 possibilidades pensadas e fotografando tudo, um look por foto. No fim a cliente tem um álbum não só de looks, mas de infinitas oportunidades de exercitar trocas e substituições pra fazer render tudo que comprou na vida!

fórmula compartilhada pra que todo mundo façå suas próprias sessões de montagem de looks em casa, num exercício de versatilidade, variedade e criatividade!

MAS GENTE E OS VESTIDOS?
Vestidos, macacões e macaquinhos contam como parte de baixo pra gente nesse dia de looks! Pra cada um a gente tenta acrescentar colete, cinto, lenço, meia-calça, cardigan, jaquetinhas, bota/sandália, etc etc etc. Tem que arranjar jeitos diferentes de usar a mesma peça — e isso vale também pra macaquinho e macacão!

* A gente curte montar os looks sobre a cama, mas nada impede de geral usar arara, cadeiras, o próprio cabideiro do armário e tals. O que vale é o exercício!

* A gente tem sempre à mão, em dias de fazer looks, tesourinhas e alicates de bijú, alfinetes, cola de tecido, coisas de ‘primeiros socorros’ de personal stylist. Vai que tem linha solta, botão caindo, essas coisas né?

* Ter espelho de corpo inteiro é muito mutíssimo importante e valida todo o exercício: enxergar, identificar, reconhecer e assimilar todas as sutilezas do aprendizado colocado em prática, vestindo, sentindo, é o que importa nesse exercício. Registrar pode ser tão importante quanto – pra que a gente possa, no futuro, fazer render ainda mais as idéias experimentadas nesse primeiro momento.

* É legal pensar nos espaços disponíveis pra trocar de roupa, pra apoiar acessórios, pra se ver no espelho, pra fotografar cada look — se for o caso de montar tripé, especialmente. Vale também pensar na fotografia: vai ser de frente pro espelho? O que aparece no reflexo, além da gente vestindo o look (alô bagunça)? Tem parede branca/lisa pra servir como um fundo neutro, que não interfira na imagem que a gente vai registrar? Uma porta fechada funcionaria? Fica de frente pra luz natural que vem da janela? Em ocasião de montar looks a gente também pode exercer funcões de produtora de locação e de diretora de arte. :)

*Um extra valioso: maquiagem tomada conta e cabelo cuidado/preparado podem fazer TODA a diferença nessas fotos! Não custa cuidar de estar bonitona nessas imagens que vão servir como referência pra tantos exercícios futuros!

NOSSA NEWSLETTER SEMANAL chega aí no seu email com mais questionamentos, facilitadores de vida e idéias práticas sobre estilo pessoal e consumo consciente. ASSINA PRA RECEBER!

Oficina de Estilo no seu email
IDÉIAS PRÁTICAS PRA FACILITAR O VESTIR!
  • e comprar menos e melhor
  • e se arrumar em menos tempo
  • e se sentir linda e autêntica com o que tem no guarda-roupa
  • e exercitar criatividade e se sentir empoderada <3