GUARDA-ROUPA PRO ‘EFEITO SANFONA’

Tem coisas na vida que não são as ideais, que existem — e a gente lida da melhor forma que puder, né. Não é incomum a gente ter, na consultoria de estilo pessoal, clientes que mantém guarda-roupas triplicados, com peças iguais em tamanhos diferentes, por conta de oscilação de peso e mudança de silhueta. Isso atrapalha DEMAIS a vida de quem se veste, e tipicamente rende um guarda-roupa muito cheio mas pouco eficaz.

Se isso existe, e se a gente pode lidar com o que existe da melhor forma que pode, <3 vale pensar estratégias pra não sobrecarregar o acervo, o orçamento ou o raciocínio. As estratégias que a nossa consultoria de estilo acessa são essas:

COMPARTIMENTAR PEÇAS
Ajuda demais a visualização e a coordenação: juntar todas as peças, mesmo que em tamanhos variados: todas as calças juntas (do 38 ao 42, se for o caso), todas as blusas juntas, todas as saias juntas, todos os vestidos juntos, etc.

MINI GUARDA-ROUPA CÁPSULA
Em vez de ter muito de tudo, com muitas peças semelhantes e em tamanhos variados, pode ser mais esperto ter menos peças – mas mais variadas. No lugar de 3 calças pretas, uma em cada tamanho, dá pra ter uma calça marinho, uma calça cinza-chumbo e uma outra marrom, por exemplo… com circunferências diferentes de cintura e quadril pra se ter calças escuras em quaisquer medidas.

MAIS PARTES DE CIMA QUE PARTES DE BAIXO
Vale ter 2 ou 3 partes de baixo que funcionem como ‘peça-chave’ (e cada guarda-roupa tem peças-chave diferentes!) nos tamanhos um pouquinho maior e um pouquinho menor pra garantir conforto… e então ter mais partes de cima pra versatilizar os looks e variar as coordenações.

PARTES DE BAIXO VERSÁTEIS
Essa é especial pra quem aumenta circunferência na barriga \o/ e fica com mais ou menos cintura de tempos em tempos: é bom experimentar, coordenar, ter à mão peças de amarar no cós, calças transpassadas que fecham com laços, saias tipo pareô, cinturas com elástico, modelagens soltas e adaptáveis. Nénão?

PARTES DE CIMA VARIADAS
E em modelagens soltinhas, longe da silhueta, sem grudar na pele: vale pensar em malhas fluidas mas encorpadas, com caimento gostoso e pesado, que permitem movimento e circulação de ar sem apertar ou moldar demais as formas de quem usa. E né uns decotes bem interessantes assimétricos incrementados verticais pra dar aquele destaque pro rosto — que é o que mais importa em todo look. \o/

TERCEIRAS-PEÇAS SOLTINHAS
Pensa em complementos leves (pra não pesar nas sobreposições, mas ao mesmo tempo pra servir bem à meia-estação, se for o caso de bater um ventinho mais frio), soltos no caimento ao longo do tronco mas também nas mangas e costas. Só de usar terceiras-peças leves assim, abertas na frente da silhueta, a gente já tem sensação de leveza (oposta à sensação de peso que os dias de inchaço dão, né).

ACESSÓRIOS INTERESSANTES
Ainda na idéia de chamar atenção pro rosto (ponto central e mais importante de qualquer look), pode ser bem esperto construir ao longo da vida um acervinho de acessórios coloridos, com formas inusitadas, feitos em materiais criativos, e né, sem cintura ou quadril pra apertar ou folgar. :) E nos dias de silhueta mais pesada, o look mais basicão, mais neutro, mais “o que deu pra fazer” pode ser iluminado e totalmente versatilizado por esses acessórios!

TRUQUES DE ESTILO
A gente ama esse truque de grávidas que não serve só pra grávidas: fechar o cós da calça com elástico \o/ pra ganhar uns centímetros de folga na circunferência — tem um vídeo jurássico mostrando como aqui #éramosjovens). No lugar da casa do botão a gente prende o elástico (com uma volta nele mesmo) e então envolve o botão com esse mesmo elástico. E mais: lindo lindo é usar lenço no lugar do cinto, mas em vez de fazer a volta completa pelo cós, ó, vale amarrar só no centro do corpo, passando pelos passadores da frente e pronto! ;-)

VIU!

Na prática, exercitar atenção às próprias formas e desenvolver consciência corporal rende intimidade com a gente mesma <3 e pode também ajudar a construir um guarda-roupa preparado pra proporcionar conforto, mesmo em períodos de silhueta mais pesada. <3

+ MAIS SOLUÇÕES DE SILHUETA
+ CONSULTORIA DE ESTILO PRA POR ISSO DAQUI EM PRÁTICA \o/

Oficina de Estilo no seu email
IDÉIAS PRÁTICAS PRA FACILITAR O VESTIR!
  • e comprar menos e melhor
  • e se arrumar em menos tempo
  • e se sentir linda e autêntica com o que tem no guarda-roupa
  • e exercitar criatividade e se sentir empoderada <3