O ARTESANAL-ESPECIAL DE LANE MARINHO

A gente conheceu o trabalho da Lane Marinho pelo instagram: a artista compartilha os sapatos que produz artesanalmente abastecendo seu canal na rede social com fotos lindas, geométricas, coloridas, tropicais-naturais, cheias de poesia. E quando a gente diz “produção artesanal” a gente tá falando de sapatos que são feitos com as mãozinhas da artista em questão, com materiais selecionados em pequenas quantidades por ela mesma, por tudo sendo cortado colado montado adornado no ateliê dela e por ela, tendo em mente uma única cliente de cada vez. <3

Lane trabalhou durante um tempão na indústria dos calçados, na Schutz e na marca premium Alexandre Birman. O que ela criava lá era produzido em grandessíssimas quantidades, usava materiais escolhidos pelo lucro pretendido, ficavam prontos pra ontem — e num clique, num estalo, já tavam na casa ou nos pezinhos da consumidora final.

Agora, com sua própria marca, a proposta é bastante diferente (não só do que a Lane fazia antes, mas de tudo que é sistematicamente praticado no nosso mundo, no nosso tempo!). Conta muito mais a vontade de tratar o produto como um meio e não como um fim, de trazer atenção pro processo, de cuidar dos pezinhos de maneira tão especial quanto pezinhos de seres humanos merecem, de respirar com serenidade, de ter e sentir calma, apreciar o momento. Na prática funciona assim: quando recebe alguém no seu ateliê, Lane mede individualmente o pé de cada interessada em calçar suas criações, leva em conta as mini-diferenças que sempre existem entre o esquerdo e o direito :), orienta na escolha de cores, na coordenação das linhas e formas de todos os elementos que compõem suas simetrias. É possível também escolher – de longe, pela internet! – o modelo que se quer e combinar pagamento e entrega via correio com a própria Lane através do contato do site dela (uma lindeza sem fim esse site, gente!).

E aí a artista explica que pra produção ser minuciosa-carinhosa desse tanto… é preciso tempo. A gente espera no mínimo 3 semanas pra calçar essas lindezas feitas uma a uma — e essa é a parte que mais encanta a gente aqui na Oficina, a oportunidade de repensar demandas e expectativas. É corriqueiro a gente sofrer quando um clique demora mais que 5 segundos pra abrir qualquer coisa na internet — porque né não se leva em consideração que esses nossos pedaços de alumínio e metal com telas sensíveis ao toque humano são capazes de enviar comandos invisíveis pra satélites que voltam pra gente em forma de entretenimento ou informação em tempo real numa rede global de computadores (!!!). Esperar 3 semanas pelo calçado mais lindo do mundo é um lembrete e tanto do que é natural, de quem a gente é, de como o mundo poderia (deveria?) ser.

Pra falar das fotos que ela mesma produz quando compartilha suas criações na internet, a própria Lane ainda ensina mais pra gente, ó que sensibilidade:

“Simetria é uma das principais características dos organismos vivos. Por isso minhas composições espelhadas, com flores, frutas e folhas, provocam um reconhecimento, uma identificação. Nos vemos ali, pela semelhança a nós mesmos: temos um eixo que separa duas metades não perfeitamente iguais. E é nessa demostração de ‘imperfeição-perfeita’ que se evidencia a beleza. A beleza que vive na diferença.”

Vale visitar o site e acompanhar o instagram (veja QUANTA coisa linda!) — a Lane recebe pedidos de longe apenas por email. Quem tiver mais perto pode tentar descolar uma visita ao ateliê porque olha, a experiência de viver um tempinho nesse universo de poesia e de significado pode tocar mais profundamente do que se imagina. <3

Oficina de Estilo no seu email
IDÉIAS PRÁTICAS PRA FACILITAR O VESTIR!
  • e comprar menos e melhor
  • e se arrumar em menos tempo
  • e se sentir linda e autêntica com o que tem no guarda-roupa
  • e exercitar criatividade e se sentir empoderada <3