POR UM 'ARQUIVO INSPIRACIONAL' PRÓPRIO

A stylist americana Rachel Zoe ensina no livro dela como a gente pode “pegar emprestadas” dicas de estilo pessoal das celebridades que a gente mais admira. O que ela sugere é que a gente colecione imagens que façam o olho brilhar, e daí comece a observar elementos que aparecem com frequência nessas imagens. Depois de identificar o que a gente gosta mais nessas referências (sensações, valores, detalhes, idéias), a sacada é procurar sentido pra apropriar aquilo ao nosso look e, aí sim, traduzir cada elemento pro nosso próprio estilo, do nosos jeitinho.

mural de referências consultoria de estilo inspiração

Tipo: vale pensar no que você mais curte e nos porquês de tanto gosto. No livro a gente tem exemplos das clientes dela: a Mischa Barton tem fascinação pela Twiggy; então a Rachel Zoe ensinou a atriz a usar sapatilhas e calças justinhas como a inspiração. Lindsay Lohan ama Brigitte Bardot e Marilyn Monroe — dá super pra identificar o estilão, não dá? Não é pra copiar — é pra inspirar, pra exercitar as nossas interpretações e a nossa capacidade de afinar escolhas. Se a gente ama tanto, se se identifica… certamente tem a ver com quem a gente é! Pro exercício vale colecionar imagem de pessoas, de acessórios, de coordenações de cores, de tudo — a gente aqui na Oficina acha até que vale também ter imagens de arquitetura, de comida, de paisagens, de design, etc etc etc.

Daí, com nossas coleções crescendo em referências variadas, a gente vai identificando elementos visuais e sensações que se quer procurar nas próprias escolhas, pra interpretar assim: isso é confortável pra mim? é possível acontecer no meu guarda-roupa, rende coordenações com o que eu já tenho? faz sentido pra rotina que se tem, pros horários, programas, ocasiões? E na medida em que a gente se aplica nesse exercício, nossas escolhas vão sendo aperfeiçoadas. E vai ficando até divertido (a gente garante!): a gente sempre pode querer comunicar alguma coisa com o look, né?

((post original de abril de 2008, agora revisado/atualizado!))

Oficina de Estilo no seu email
IDÉIAS PRÁTICAS PRA FACILITAR O VESTIR!
  • e comprar menos e melhor
  • e se arrumar em menos tempo
  • e se sentir linda e autêntica com o que tem no guarda-roupa
  • e exercitar criatividade e se sentir empoderada <3