ROUPA PRA ANDAR DE BICICLETA

O cycle chic é um movimento super legal feito por pessoas que adotaram a bicicleta como meio de transporte, mas nem sempre acham tranks se vestir de ciclista todo dia. Sabe aquelas fotos lindas que de vez em quando a gente vê nos sites de streetstyle, em que uma pessoa super bem vestida posa do lado de sua bicicleta? Pois então, o espírito é esse mesmo. Quem cunhou o termo “cycle chic” foi o blogueiro Mikael Colville-Andersen, do Copenhagen Cycle Chic, site muito bom pra conhecer mais desse tema (e ver mais looks!).

Aqui no Brasil já tem um monte de meninas aderindo ao cycle chic. Umas usam a bicicleta para percursos curtinhos, tipo mercado, café, voltinhas pelo bairro; outras simplesmente fazem tudo de bicicleta: trabalho, festa, faculdade. Elas pedalam de calça jeans, de vestidinho, rola até um salto. Quem quiser se inspirar pode passear pelo painel que a gente preparou com muitos looks ótimos no Pinterest.

bici-blog1

Dicas para manutenção da dignidade facial-vestual
Pra quem tá gostando da idéia e quer se aventurar por aí usando como combustível apenas o feijão com arroz, Verônica Mambrini, jornalista que já teve um blog sobre o assunto, dá algumas dicas de como manter a dignidade facial-vestual sendo ciclista:

_alfaiataria muito justa e saias muito curtas podem dar um pouco de trabalho — basta escolher uma modelagem confortável que tá tudo bem;
_minissaias, vestido envelope, saia lápis e saia tulipa pedem um shortinho de lycra por baixo;
_lenços e bandanas ajudam a proteger o cabelo;
_independente do tamanho do salto, é importante o calçado prender os calcanhares. Tamanco e clogs, por exemplo, não rolam (a forma correta de pedalar é com a frente do pé, portanto, o salto não atrapalha!);
_essa é pras ciclistas mais frequentes: luvas são úteis para trocar correntes e pneus e previnem calos. Não precisam ser esportivas; podem ser de couro ou de tecidos sintéticos (como as disponíveis em lojas de aventura), neutras e mais estilosas;
_em dias muito quentes, vale levar uma blusa reserva para trocar no destino;
_no verão, vale ter lencinhos higiênicos e desodorante na bolsa;
_protetor solar é item de beleza indispensável;
_bolsa, blusas e pastas podem ser acomodadas no cestinho ou em alforges. É bom deixar as costas livres (de mochilas, por exemplo) para evitar transpiração;
_em época de chuva, vale a pena levar uma capa, jaqueta impermeável ou poncho impermeável. Há várias opções levinhas e que, dobradas, cabem na bolsa.

Mais dicas ainda!
Thais Moura, educadora física que usa a bicicleta como principal meio de transporte aqui em SP, lembra a gente de escolher caimentos que por si só funcionem como ajudadores de ciclistas interessadas em estilo-e-conforto, ó só:

_cinturas mais altas garantem cofrinhos cobertos com qualquer curvatura de costas e braços no guidão ;-)
_cavalos mais confortáveis também rendem conforto na sentada do banquinho (cavalo = costura vertical que dá a volta nos nossos corpos desde o umbigo, passando pela ppk e pelo bumbum pra terminar na base da coluna nas costas)
_camisetas com recortes na diagonal nos ombros, tipo raglã, permitem movimento mais livre de braços
_tem marcas brasileiras fazendo roupas 100% pensadas pra cliclistas : e tem calcinhas sendo produzidas já com um colchãozinho pra amortecer impacto na ppk, ó!

Adaptação é tudo
Claro que o calor, a chuva e o trânsito pedem adaptações na roupa-de-pedalar, tipo usar um shortinho de ciclista por baixo do vestido —  mas né, tanto as pessoas quanto as roupas possuem uma capacidade maravilhosa de adaptação. E adaptar não significa ficar chinfra ou feiosinha. Ocasiões, pessoas e lugares diferentes pedem roupas diferentes, mas nunca piores. Seria incrível se todo mundo percebesse que não é só quem vive nas tais condições climáticas, financeiras e corporais ideias que tem o direito e a possibilidade de se sentir confortável/adequada com o que escolhe vestir.

Pra quem quer muito virar ciclista hoje!
medo de pedalar: perca o seu
cartilha do ciclista, do ministério das cidades
sete boas idéias pra por em prática ao usar a bicicleta como transporte diário

Mais sites legais sobre andar de bicicleta
pedal glamour
bela na bike
biCHICleta
bike chic
de bicicleta na cidade

((esse conteúdo é uma reedição atualizando um texto originalmente escrito pela maravilhosíssima Juliana Cunha pro nosso blog em 2010!))

Oficina de Estilo no seu email
IDÉIAS PRÁTICAS PRA FACILITAR O VESTIR!
  • e comprar menos e melhor
  • e se arrumar em menos tempo
  • e se sentir linda e autêntica com o que tem no guarda-roupa
  • e exercitar criatividade e se sentir empoderada <3