COMO ESCOLHER: TECIDO PLANO x MALHA

Todo tecido que não estica quando a gente puxa duas pontas em direção oposta é tecido plano; tecido que ‘deforma’ e cresce quando a gente estica é malha. E tanto tecidos planos quanto malhas podem ser feitos de fibras naturais e não-naturais.

Na prática, pode ser valioso saber que esses dois tipos de tecidos tem efeitos diferentes nas partes que cobrem da silhueta e também rendem sensações diferentes pra quem usa. Ó:

Na prática, pode ser valioso saber que esses dois tipos de tecidos tem efeitos diferentes nas partes que cobrem da silhueta e também rendem sensações diferentes pra quem usa.

Peças em malha são ultra maleáveis e acompanham as formas de quem veste, por isso podem marcar mais quaisquer gordurinhas ou volumes extra. Peças em tecido plano tem caimento mais reto (mesmo quando são também maleáveis, como na seda) e por isso criam formas lisinhas — que podem ser uma mão-na-roda pra quem quer disfarçar as próprias formas “desarredondando” a silhueta.

Tecido plano parece (quase) sempre mais sofisticado e formal, enquanto malha parece sempre ser mais confortável e esportiva. Peças em malha não vão pra eventos mais elegantes, tipo festonas ou casamentos, e também não são super adequadas pra ambientes profissionais muito formais. Já as peças em tecido plano vão pra qualquer lugar!

Maaaas, ao contrário do que parece, a malha não é vilã — e existem inúmeras situações em que ela é investimento certeiro. Por ser maleável e mais confortável, a malha é uma ótima companheira de viagem: amassa menos e é mais fácil de “desamassar”, veste bem em momentos que todo o resto do guarda-roupa “aperta” (é bom pras grávidas, pra quem tá amamentando, pra passear com o cachorro no fim de semana…), e é o tecido perfeito pra todo o homewear. Uma vantagem extra a se considerar é que peças de malha tipicamente são (pu deveriam ser) mais baratinhas.

E existem maneiras de deixar a malha mais refinada. As peças podem ter modelagens mais interessantes, podem ser mais fininhas e ter uma leve transparência, podem ter cores mais neutras. Quase todas as marcas bacanas fazem camisetas em malhas finas, com cortes e recortes que fazem com que elas não sejam “simples camisetas” – normalmente, essas são as peças mais “em conta” de todas as coleções.

Peças em tecido plano, geralmente bem elegantes e mais refinadas, podem também parecer mais moderninhas em modelagens menos clássicas, em cores mais coloridas, estampadas, com texturas mais aparentes ou mais opacas. Tipicamente essas peças custam mais, mas também duram muito (com manutenção atenciosa).

+ Tecidos naturais, artificiais e sintéticos
+ O que dobra e o que pendura em cabide?

+ QUER TRABALHAR COMO PERSONAL STYLIST?
+QUER CONSTRUIR UM GUARDA-ROUPA INTELIGENTE?

Oficina de Estilo no seu email
IDÉIAS PRÁTICAS PRA FACILITAR O VESTIR!
  • e comprar menos e melhor
  • e se arrumar em menos tempo
  • e se sentir linda e autêntica com o que tem no guarda-roupa
  • e exercitar criatividade e se sentir empoderada <3