O QUE VESTIR NUMA ENTREVISTA DE EMPREGO

entrevista
entrevista

Sobre julgamentos e impressões que se faz de todo mundo mesmo que inconscientemente, mesmo antes de se dizer qualquer coisa, mesmo que se tenha outra intenção! Entrevista de emprego é essa situação em que alguém encontra a gente pela 1ª vez na vida e com pouquíssima informação sobre a gente pode decidir sobre o futuro da nossa carreira. Geralmente a gente temsó unós alguns minutinhos pra explicar -em palavra - todas as nossas qualidades e competências... então se aparência vale mais que 1000 palavras, o que vestir em entrevistas de emprego pode ser uma ferramenta e tanto a nosso próprio favor.

No ambiente de trabalho o que tem que se destacar é nossa capacidade profissional e não os nossos dotes físicos. O que a gente mais quer é que nossos colegas de trabalho pensem "como ela é boa no que faz" e não "como ela é bonitinha", certo? Então uma boa roupa pra entrevista de emprego pode também ser discreta: ideal é que as cores sejam mais neutras, as estampas mais delicadas, os detalhes não sejam chamativos e os acessórios apenas acessorem a roupa. Isso não quer dizer que o look precise ser sem graça! Dá pra privilegiar tecidos de qualidades, formas interessantes, peças mais sofisticadas, coordenações de cores elegantes.

É super bacana expressar a nossa personalidade, detalhes interessantes que comuniquem o que a gente tem de mais legal são super bem vindos. Pode ser um lenço estampado que demosntre criatividade, pode ser um anel grande que demonstre ousadia, pode ser um óculos de grau que demonstre coragem pra não ser iguais aos outros, pode ser uma bolsa que demonstre elegância...

E se nosso trabalho precisa aparecer demais, nosso corpo pode aparecer de menos. Não precisa ir de burca, gente -- mas os decotes devem ser discretos (a linha das axilas é um bom limite), as alças podem ser mais largas, os comprimentos nunca devem ser muito curtos (próximo ao joelho está de bom tamanho), nada de barriga de fora (nem aquele pedacinho que aparece quando a gente se mexe).

A terceira peça pode ser uma ótima aliada, porque deixa os looks mais elegantes com uma carinha mais formal. Por mais que a gente viva no país da informalidade, numa entrevista de emprego a postura precisa ser menos informal, mesmo. Sapatos precisam ser fechados na parte de trás -- pra não fazer flap-flap enquanto a gente anda e nem cair do pé quando a gente cruza a perna -- bolsas devem ser médias e super organizadas -- dá sensação de que está tudo sob controle -- acessórios podem ser discretos, mas bem finos -- vale a pena usar o melhor nesse dia. Tudo precisa estar bem cuidado, bem conservado, sem rasgos, descosturados, faltando botão, sem fios puxados, desgastados, etc.

E por falar em bem cuidado... cuidados pessoais são essenciais: cabelo arrumado e controlado, depilação em dia, unhas feitas, maquiagem discreta, perfume suave, mãos macias. A impressão é de que o mesmo carinho que a gente tem com a gente mesmo é o que a gente vai ter com o trabalho que estamos nos comprometendo a fazer. Pra completar, aperto de mão firme e sorriso confiante. Não tem como não ficar uma boa impressão!