DE LONGO COM PALETÓ

Em um determinado momento do nosso trabalho com a cliente a gente vai na casa dela pra montar um monte de looks e fotografar tudo. É lógico que esses vários look servem como um pontapé inicial pra ela usar as peças que tem no armário de mil jeitos novos, mas o mais importante nesse dia é ensinar pra cliente alguns "truquezinhos" - que a gente sempre acaba divindo aqui - pra se criar um look harmônico, adequado ao ambiente que ela vive mas que mereça alguns "UAUS"!!!

E o que faz um look arrancar suspiros muitas vezes é o inusitado, é o que aparentemente nunca daria certo, mas no fim das contas deu, é a mistura de informações opostas... Daí que vestido longo + paletó entra muito nessa categoria, e a gente está amando ver esse combo em desfiles e blogs de moda de rua.

O vestido longo - que não precisa ser o longo de festona, pode ser em algodão bem fininho, linho, sedinha opaca, etc - é ultra feminino, transmite delicadeza e leveza, uma coisa meio princesa, sabe!?! O paletó é alfaiataria, veio do terno masculino, é quase que uma armadura, rígido e sofisticado. E olha que "bum" quando a gente mistura os dois! Nada, nada óbvia essa coordenação pode ir pra festinhas, baladinhas, eventos elegantes, mas também pode passear no fim de semana, ir pro almoço de família, pro cineminha, pro happy hour! Tudo depende do caimento (mais estruturado ou menos estruturado), das cores (tudo neutro ou tudo colorido, tudo escuro ou tudo claro, com contraste ou monocromático), do tecido (brilhoso ou opaco, estampado ou liso)...

Mas a harmonia do look é totalmente dependente dos acessórios. São eles que vão fazer a passagem calma entre a leveza do vestidon e a dureza do paletozinho. O ideal é que eles estejam lá no meio do caminho pra não pender mais pra nenhum dos lados. Sapatilhas, peep-toes, assandalhados, tamancos de madeira funcionam melhor do que rasteirinhas muito peladas ou botas pesadas. A bolsa também pode ficar entre o pequeno e o grande, entre o rígido e o molengo, entre o material muito fininho, tipo tecido e o material muito áspero. E isso vale pra todos os complementos e pode virar um exercício gostoso pra qualquer look que misture elementos opostos! Vamos praticar?