DE LONGO OU DE CURTO?

Por que a gente tem tantas dúvidas na hora de se vestir pra ir numa festona (casamentos, formaturas, bodas...)? Por que nessa hora pinta tanta insegurança? Talvez porque essas são oportunidades da gente usar vestidos glamurosos. Talvez porque pra esses tipos de eventos tem uma série de regrinhas do que é "certo" e "errado". Talvez porque a gente queira estar se sentindo bem e segura e adequada, mas ainda assim com a nossa cara!!! Nada como um bom red carpet pra gente se inspirar e ter boas ideias pra repetir nas nossas festas, né!?! E teve Emmy Awards e sabe o que a gente reparou? Que teve bastante look bem lindo curto!!! A gente é super a favor de vestidos curtos pra festonas: é mais jovial, funciona melhor pras mais baixinhas e tem uma despretensão cool. Não que vestidos longos não sejam bacanas... Longos são mais imponentes, mais românticos, mais sofisticados.

longosemmy

Tanto vestidos longos quanto vestidos curtos podem ser usados em festas elegantes (lembra do dicionário de dresscodes?), o que faz com que sejam vestidos de festa não é o comprimento, mas sim o tecido nobre e de qualidade, o corte e caimento impecáveis, os acessórios que acompanham. A única situação em que o longo prevalece é quando a gente é madrinha de um casamento mais tradicional - mesmo assim é o caso de conversar com a noiva e ver se ela faz questão de que todo mundo use longo no altar!

Uma lição boa que a gente pode tirar dos looks do Emmy é que quando o vestido é longo ele pode (e até deve!) ser mais decotadinho na parte de cima. Quem tem ombros mais estreitos, braços mais finos, seios proporcionais, pescoço longo pode abusar de decotes assimétricos e que valorizam essa região, tipo um-ombro-só ou tomara-que-caia. Já quem tem braços mais gordinhos e costas mais largas ainda assim pode exibir o colo com decotes mais verticais. E tem os decotes nas costas que são suuuuuuuper chiques e sexy de um jeito não óbvio.

emmycurtos

E quando o vestido é curto, mesmo que na altura do joelho, os decotes são mais discretos ou o caimento é mais soltinho ou o tecido mais estruturado. Assim o curto fica mais refinado. Pra quem quer ir de vestido curto a dica é manter o comprimento na altura do joelho: pernas mais finas e em dia ficam bem com comprimento um palmo acima do joelho, já as pernocas mais grossinhas ficam melhor com comprimento logo onde termina o joelho.

Tá provado que dá pra ficar bacana tanto de longo quanto de curto na hora de ir em festonas. O mais importante é que a gente se sinta confortável e dentro do nosso estilo. Porque roupa de festa não é fantasia!!!