EFEITOS DAS CORES

No trabalho como personal stylists a gente procura educar cada cliente em relação às melhores cores pra cada uma. Quando a gente diz "melhores cores", o sentido é o de encontrar que tonalidades específicas vão melhor servir de moldura pro quadro que é o rosto da cliente. Cor não tem que chamar mais atenção do que quem as usa, tem que acompanhar as cores que a gente já tem: interessante é que uma cor complemente e tenha a ver com nossa pele, nossos olhos, nosso cabelo e nossa personalidade. Bacana é quando a cor que a gente usa complementa, valoriza e harmoniza tudo que a gente é.

Então, prestando atenção em quem a gente é (de coloração e tonalidades), as clientes aprendem a identificar se tem aparência mais clara ou mais escura, mais viva/intensa ou mais opaca/calma, mais fria ou mais quente. Essas últimas características podem ser sentidas assim: quem se sente mais bonita com pink, preto, azulzão, lilás... pode ter coloração mais fria; quem se sente incrível com laranja, turquesa, dourado, salmão... pode ter coloração quente. Aí, sabendo de características próprias, a gente procura usar - perto do rosto! - cores com caraceterísticas parecidas com as nossas. Tem sempre um verde mais vivo e outro mais calminho, também tem um vermelho mais claro e outro mais escurão, um rosa mais azulado, mais pro roxo, e outro mais amarelado, mais pro goiaba...! Pra que tudo junto forme um conjunto agradável, coerente e harmônico de cores. Sacou?!??

Experimentando tonalidades diferentes a gente pode perceber que umas cores deixam a gente com cara de descansada, até mais jovem, como se uma luz boa tivesse iluminando o rosto - quase como se a gente tivesse maquiada, mesmo sem estar. No meio do caminho a gente acaba conhecendo tonalidades que salientam marcas de expressão, que ressaltam manchinhas na pele, que "desuniformizam" os relevos do rosto e que acabam apagando a fisionomia. Presta atenção, com olho clínico mesmo, pra perceber! E lembra que esses efeitos acontecem no rosto de quem usa - ainda bem que tem calças, shorts e saias pra gente reservar às cores que não fazem tão bem mas que ainda assim a gente ama!