COMO USAR BOTAS DE CANO ALTO

A gente considera botas como calçados de temperatura intermediária: não precisa usar só no frio, mas também não há necessidade de usar no calorzão (muito pesadas visualmente!). As mais elegantes parecem ser, pra gente aqui na Oficina, as tipo montaria: com cano longo, frente arredondada e mais alongada, sem salto ou com saltinho bem pequeno (tipo solado de sapatos masculinos). Todos esses elementos visuais juntos formam um conjunto bem alongador de silhueta, pára pra pensar: a bota já "enche" uma parte magrinha do corpo, então pode ser legal procurar compensar o "achatamento visual", né?

Modelos em preto ou marrom podem ser os mais fáceis de coordenar com mil e um looks -- considerando nossos guarda-roupas típicos, com peças-chave em tons neutros (especialmente pro frio). Botas claras ou coloridas são tipo "nível avançado", pra quem já domina a coordenação de looks com essas básicas!

botchinhas_delas.jpg algumas meninas que já saíram de casa bem bonitinhas, com suas próprias botas

E aí que as botas funcionam super bem com ou sem meias opacas -- harmonia certeira é com essas meias, as menos opacas, mais finas e translúcidas, podem criar um ruído esquisito na leitura do look com acessório tão pesado. E botas, sendo sapatos pesados, podem ser coordenadas com todo o resto levando em consideração o peso visual de cada peça do look: é super importante não usar tudo suuuuper leve junto com a bota. De repente uma peça leve e outras pesadas pra equilibrar, entende?

As botas de cano longo ficam ótimas com bermudas, com shorts (com ou sem meias), com saias na altura dos joelhos e com vestidos. As mais curtinhas são perfeitas pra usar por dentro de calças, até com barras mais curtas (mudérnas!), tipo bermudão.

nossas_botchinhas.jpg outras que a gente calçou por conta própria, bem loucas, com botinhas de photoshop! =)

Quanto mais longo o cano da bota for, mais alongada ela deixa a silhueta. Se o cano da bota é mais curtinho, tem mais chance da perna parcer achatada e encurtada -- o que expande a silhueta visualmente, efeito de que todo mundo meio que foge. Por isso meias opacas são boas companheiras de botas, porque em tons semelhantes, criando looks monocromáticos (alô neutros com neutros), não cortam a silhueta e ajudam a manter o efeito alongador.

A gente não curte saltos finíssimos nem frente muito pontuda em botas: o que acompanha as botas geralmente é mais pesado visualmente, tipo tecidos espessos e acessórios grandões (pe-sa-dos); e saltos finos e frentes de matar a barata no cantinho da sala são elementos de peso visual leve -- na nossa visão, esses elementos são incompatíveis e não conversam direito entre si, já que as botas são tão mais pesadas. Mas é a nossa opinião, não é lei -- e a gente pode conversar e trocar mais idéias nos comentários, não é mesmo? =)

+QUER TRABALHAR COMO PERSONAL STYLIST? +COMO CONSTRUIR UM GUARDA-ROUPA INTELIGENTE