MIX DE ROUPAS LEVES COM PESADAS

01 exercício que AMAMOS aqui na Oficina: procurar maneiras (com as nossas clientes de consultoria de estilo) de quebrar regrinhas-fashion do tipo isso-pode, aquilo-não-pode, isso-só-pode-com-aquilo... Regra nenhuma funciona do mesmo jeito pra todo mundo! Particularidades, gostos, estilos de vida, personalidades, funcionalidades, na prática, invalidam a maior parte dessas teorias (inventadas por quem mesmo? Com que autoridade?). A gente procura exercitar o questionamento até das nossas próprias 'regras': é o caso com os pesos visuais das roupas. A gente ensina pra tod-as as nossas clientes essa idéia de harmonizar o look coordenando peças com pesos visuais equivalentes: roupa pesada com roupa pesada, roupa leve com roupa leve, e cada uma dessas com os acessórios também equivalentes -- leves ou pesados.

Mas né, na prática é bem possível criar looks originais e divertidos quando a gente mistura --com parcimônia e equilíbrio -- peças leves com outras opostas, mais pesadas. Olha só onde a gente se inspirou e como tem exercitado na prática:

MIX DE ROUPAS LEVES COM PESADAS

Numa revista Nylon antiga a sugestão pra brincar de leve + pesado é:

-misturar saias, vestidos e tops em tecidos leves e florais -com jaquetas, casacos, calças e bermudas de tweed.

O resultado é chique, romântico e nada, nada bobinho! Uma ótima idéia, inclusive, pra incrementar os looks de meia-estação -- quando não faz nem tanto frio, nem tanto calor.

E numa a Vogue UK antiga tem também uma matéria (muito legal) falando do novo jeito de usar couro. Segundo a revista couro é material atemporal, sempre vai valer (a gente também curte) e o bacana é coordenar com

-peças mais leves e elegantes -vestidos estampados -tops transparentes -saias -bermudas.

Vale escolher couro não só "rebeldes" ou motoqueiras como as jaquetas perfecto, mas também em paletozinhos, coletes, saias mais rodadas, calças não tão justas, jaquetinhas com capuz... Fica muito mais democrático, funciona pra vários estilos e pra diferentes idades.

Nossa direção pra coordenar peças leves com peças pesadas visualmente é fazer dos acessórios o ponto de harmonia do look. Sapatos, bolsas, pulseiras, colares, lenços, cintos são escolhidos a dedo nas nossas sessões de montagem de looks pra estar no meio do caminho e fazer a ponte entre as outras peças do look: nem muito levinhos, delicados; nem muito pesadões e densos. Eles é que conectam a coordenação toda numa linha harmoniosa de motivação!

+QUER TRABALHAR COMO PERSONAL STYLIST? +COMO CONSTRUIR UM GUARDA-ROUPA INTELIGENTE