LIÇÕES DE PROFISSÃO COM EMI MAGALHÃES

A gente foi looonge e conseguiu o contato da Emi, modelista que trabalha numa confecção do Bom Retiro, que trabalha nesse meio (fazendo isso) há 12 anos. Ela pediu pra gente não falar da empresa em que trabalha (com medinho!), não quis deixar ter foto no post e só conversou com a gente por telefone porque não tem computador (nem quer ter!). Emi não vive no shopping, não vai a desfiles, não fica de mal de colegas por melindre. Ela prepara moldes pra roupas que vão ser confeccionadas na fábrica em que trabalha, procurando ser tão fiel ao desenho ou à amostra que a estilista entrega pra ela - e pronto. Foca na execução do seu trabalho, fica feliz quando vê que alguém tá usando aquilo que ela ajudou a produzir. Acha que todo mundo tem que compartilhar o que sabe. Uma fofura sem fim, veja só. <3 modelista.ldp.op3

COMO COMEÇOU? Comecei trabalhando numa confecção com 18 anos. Já sabia costurar, aprendi brincando ainda quando criança na casa da minha mãe. Mas somente há mais ou menos 12 anos atrás, comecei a trabalhar numa fábrica de jeans. Fazia gabaritos (conjunto de moldes referentes a uma peça) e também fazia os bolsos das calças jeans traçados pelos modelistas da fábrica. Aos poucos, fui aprendendo a como fazer moldes para diferentes peças e acabei saindo de lá já sabendo modelar, indo para outra empresa e aprendendo mais ainda na prática.

O QUE ESTUDOU E O QUE CONSIDERA MAIS IMPORTANTE ESTUDAR? Fiz um curso de modelagem na Promoda logo depois que fui para a segunda empresa. Lá, eles ensinam a tirar a modelagem, mas o curso não é suficiente, precisa ter muita prática e aprender muito mais. O mais importante mesmo é aprender a tirar a modelagem e praticar para aprender a tirar cada vez mais modelos novos.

QUANTO TEMPO LEVOU PRA "DAR CERTO" (FINANCEIRAMENTE)? Sinceramente, ainda não deu, pois na empresa que trabalhava anteriormente eu não tinha carteira assinada. E somente com mais ou menos 5 anos de carteira assinada que já se ganha um valor maior no currículo. Demora muito tempo, pois o mercado exige tempo de experiência para que o profissional desse ramo seja realmente valorizado.

O QUE MAIS AMA NO TRABALHO COM MODA? O que mais amo é todo dia ter um modelo novo para tirar. Como trabalho com peças que normalmente representam "a moda do momento", gosto muito de ver pronto aquele modelo que eu tirei.

O QUE MENOS CURTE NO TRABALHO COM MODA? Quando não consigo tirar a modelagem certa e a peça fica encostada.

QUE APRENDIZADO PODE DIVIDIR, EM FORMA DE CONSELHO, PRA QUEM QUER SE AVENTURAR PELO MUNDO PROFISSIONAL DA MODA? Gosto muito de dividir o que sei com as pessoas. Se preciso ensinar algo a alguém, mesmo que seja um colega de trabalho, tenho prazer em dividir. Acredito que as coisas só se aprendem na prática, porque cada um faz do seu jeito, talvez melhor. Acho que o mais importante é aprender a compartilhar o que se sabe.