LIÇÕES DE PROFISSÃO COM FABIO ISHIMOTO

A foto que ilustra esse post é a do dia em que eu, a Cris e o Fabio Ishimoto trabalhamos juntos pela primeira vez, em 2002. A gente tinha se conhecido duas semanas antes e depois disso nunca mais se desgrudou. Eu e a Cris viramos Oficina de Estilo e o Fabio virou o produtor de moda mais bem sucedido que a gente conheceu desde sempre - agora ele também faz styling e edita editoriais sozinho, depois de anos quase exclusivos de Vogue. Ele virou unanimidade em assessorias, com fotógrafos, modelos e com todos os profissionais com quem lida: todo mundo admira a educação, a seriedade, o trabalho duro e a elegância do Fabio. Então, se a gente aprende um tanto com ele, todo mundo daqui do blog pode aprender também, né? Olha só. punta480

COMO COMEÇOU?

Tinha interesse e quase nenhum conhecimento na área de moda em geral e fui pesquisar algum curso bacana. Acabei conhecendo e estudando com a Ilana Berenholc. Não poderia ter começado melhor, pois foi uma das primeiras pessoas a me orientar e aconselhar. Depois estagiei um tempinho com a Manu Carvalho, com quem também aprendi muito e finalmente fui fazer um curso com o Giovanni Frasson, meu maior e eterno mestre, que me chamou pra trabalhar com ele na Vogue, onde fiquei por uns 6 anos.

O QUE ESTUDOU E O QUE CHA MAIS IMPORTANTE ESTUDAR? Minha formação é em Comunicação, Relações Públicas. Como não estudei moda, sentia falta de embasamento teórico e fui buscar em muitos cursos livres que acabei fazendo. Fiz desde curso de produção de moda, prático, didático, até laboratórios de criatividade, curso de modelagem, de desenho, etc. Todos eles me ajudaram, de uma forma ou de outra.

QUANTO TEMPO LEVOU PRA "DAR CERTO" (FINANCEIRAMENTE)? Ixi, tópico difícil...durante muito tempo meio que paguei pra trabalhar, sabe como? Mas não me arrependo, considero que foi um investimento que fiz e que estou começando a colher os resultados aos poucos. Mas demorou, viu?

O QUE MAIS AMA NO TRABALHO COM MODA? A possibilidade de trabalhar com o que sempre sonhei, com as pessoas que sempre admirei. É o que me faz feliz.

O QUE MENOS CURTE NO TRABALHO COM MODA? A informalidade da profissão do produtor de moda/stylist. Hoje em dia muita gente se auto denomina dessa forma, e às vezes prejudica a imagem do profissional sério, com conhecimento e experiência.

QUE APRENDIZADO PODE DIVIDIR, EM FORMA DE CONSELHO, COM QUEM QUER SE AVENTURAR PELO MUNDO PROFISSIONAL DA MODA? Na minha área, acho super importante buscar ser assistente de alguém bacana que possa ensinar. E estar disposto à aprender, mesmo que isso signifique carregar muita sacola, crepar centenas de solas de sapatos, passar roupas, etc. Ser perseverante e não desistir, caso confirme que realmente é o que quer fazer. E posso terminar com uma frase pronta que eu adoro? "A confiança em si mesmo é o primeiro passo do sucesso" Não é ótima?

E assim a primeira parte da nossa série termina, gente. A gente mandou essa entrevista pra mais gente - tem fotógrafo, tem executiva de marketing de moda, tem estilista, tem fazedor de sites... Deixa eles responderem e a gente faz um segundo round de respostas assim, seguidinhas. ;-)