LIÇÕES DE PROFISSÃO COM FERNANDA YAMAMOTO

A Fernanda Yamamoto é estilista de uma chamada "nova geração" de profissionais de moda aqui no Brasil, e a caminhada dela já tá levando sua marca pra destinos de gente grande: a gente lembra dela desfilando seus looks (poucos e precisos!) no Rio Moda Hype e agora ela integra o line-up do São Paulo Fashion Week (sua estréia acontece em junho, na edição de verão 2011 do evento)!!! Fernanda tem uma loja na Vila Madalena em que vende suas coleções e também trabalhos de outros estilistas, tão jovens e criativos quanto ela, num espaço democrático de verdade. Vê só como ela relaciona o ofício de fazer roupas (e de administrar uma loja!) com estudo e dedicação! E passa pelo flickr dela pra ver os bastidores desse trabalho todo! ;-) fernanday.licoes

COMO VOCÊ COMEÇOU? Minha história é bem diferente daquela "vestia minhas bonecas na infância". Na verdade a moda veio mais tarde na minha vida. Me formei em administração de empresas, trabalhei na área por um tempo mas estava infeliz profissionalmente. Resolvi repensar mesmo e recomeçar do zero! A moda veio intuitivamente, e me sinto muito sortuda e privilegiada por ter "acertado em cheio".

O QUE ESTUDOU E O QUE ACHA MAIS IMPORTANTE ESTUDAR? Fiz administração de empresas na FGV e depois moda na Parsons de Nova Iorque. Acho que todo estilista que quer ter sua própria marca deveria em algum momento estudar administração.

QUANTO TEMPO LEVOU PRA 'DAR CERTO' (FINANCEIRAMENTE)? Ainda não dei..rs porque acabei de fazer um investimento bastante grande na loja (está aberta há 5 meses), mas tenho consciência de que é um trabalho de formiguinha a longo prazo. Sei aonde quero chegar.

O QUE MAIS AMA NO TRABALHO COM MODA? Poder mostrar um pouco da minha personalidade através das roupas que crio. E as mulheres que as vestem, possam mostrar as suas também.

O QUE MENOS CURTE NO TRABALHO COM MODA? Egos em excesso.

QUE APRENDIZADO PODE DIVIDIR, EM FORMA DE CONSELHO, COM QUEM QUER SE AVENTURAR PELO MUNDO PROFISSIONAL DA MODA? Moda não é glamour, inspiração não cai do céu, estilista não é um ser superior. No final é muita dedicação, ralação, estudo. Enfim, seja muito "nerd" mesmo!

Na próxima terça tem sequência da nossa série com a Kátia Fridrich, nossa querida colega de profissão, pra gente conhecer essas respostas relacionadas à área de personal styling! Aeeeee!