GOLA ALTA: NADA DE FRIO NO PESCOÇO

Uma coisa que quase todas as nossas clientes de consultoria de estilo tem no guarda-roupa é uma malha de gola alta. Não importa se a pessoa mora no pólo sul ou no equador, sempre tem uma escondidinha no fundo do armário. E nos últimos invernos - talvez por conta dos lenços palestinos que trouxeram de volta os lenços pros nossos pescoços - a gente bem que andava torcendo o nariz pras coitadinhas. Mas parece que a sorte das blusas de gola alta está mudando: é só dar uma olhadinha nas imagens dos últimos desfiles internacionais pra perceber que elas estão revivendo em idéias novas, originais.

Acontece que, na teoria, blusas de gola alta não dão tão certo assim pra todo mundo. Por cobrirem o colo e o pescoço, elas acabam enchendo visualmente o tronco, deixando o rosto mais redondinho e criando sensação de peitinhos mais pesados -- a gente fica meio que atarracada, sabe? Então quem tem pescoço mais curto e peitão, com ombrão e parte de cima do corpo mais larga, pode não se sentir tão bem com pescocinhos cobertos por golas -- pelo menos não com aquelas mais justinhas no pescoço. O que pode dar mais certo são as mais soltinhas, que ficam levemente caídas na frente e mostram um pouquinho do colo.

Num outro olhar, as golas altas ficam sempre muito lindas em quem é pequenina na parte de cima da silhueta, com peitinho míni, ombro estreito e pescoção longo \o/ especialmente se é o caso de querer valorizar essas característcas.

Como faz então pra não sentir frio num invernão mais rigoroso -- sem ter pescoço longo ou peitinho que favoreça usar golas altas? Resposta na ponta da língua: com os acessórios equivalentes, nossos amados lenços, cachecóis, pashminas!

Vale escolher blusa com decote um pouquinho mais aberto (em U ou um V mais fechado) e juntar com um lenção amarrado em volta -- assim é possível ter o mesmo efeito aquecedor, com a vantagem do efeito benéfico na silhueta. A sacada é amarrar o lenço sempre deixando um pedacinho de pele do pescoço e do colo -mesmo que minúsculo- de fora --> esse pedacinho já é suficiente pra alongar um pouco o pescoço e consequentemente o rosto/o tronco todo!

Lenços também são muito legais porque podem acrescentar um ponto de cor ou de estampa perto do rosto e não tem nada mais sedutor do que chamar atenção pro rosto -- a parte do corpo que carrega o sorriso!

+ pescoço elegante e emagrecedor + cardigan como acessório no pescoço + correspondência no alto e no baixo