NOSSA "COOPERATIVA" DE PERSONAL STYLISTS

A gente aqui na Oficina coloca energia e disposição na construção de um ambiente de trabalho não competitivo, mas de cooperação. Por isso desde 2013 a gente mantém uma "cooperativa" informal pra estar em constante contato com todas as colegas de profissão que utilizam a metodologia da ODE nos seus trabalhos. As mais de 240 participantes dessa cooperativa não só fizeram o nosso curso de formação mas também passaram por experiência prática de atendimento em consultoria -- já personalizando a estrutura da metodologia aprendida com clientes-voluntárias, por 8 semanas logo na sequência das aulas, com a nossa supervisão atenta.

A intenção de se manter em contato, como uma comunidade, é promover troca e crescimento colaborativamente, exercitando empatia e proatividade na busca de soluções (que, mesmo partindo do âmbito individual, sempre enriquecem o coletivo). No grupo a gente tira dúvidas, pede ajuda (e se ajuda!), compartilha projetos e propostas, repassa trabalhos e clientes, se abastece de conteúdo valioso que aperfeiçoa nossa entrega profissional, troca fontes de aprofundamento em determinados assuntos, divide modelos de planilhas e contratos, complementa nossa formação. A gente acredita que a partir da postura generosa <3 e da criação de caminhos raciocinados/discutidos/refletidos em grupo, o mercado inteiro ganha relevância!

Uma das coisas mais legais dessa nossa empreitada é a possibilidade de organizar workshops pro nosso próprio coletivo a preço de custo (sem lucro algum, só pra usufruto do grupo!): temos lá na cooperativa um passo-a-passo bem completo pra qualquer colega convidar profissionais de áreas complementares à nossa, apresentar a nossa maneira de trabalhar e o nosso mercado, pra então montar junto com esses profissionais programas especiais pra personal stylists. O custo de cachê do profissional em questão + aluguel de espaço + cafezinho/água/belisquetes é somado e dividido por quem participa do programa, e assim a gente tem oportunidade de crescer JUNTAS em conhecimento e habilidades, investindo valores justos-justíssimos pra todo mundo envolvido. \o/

Na cooperativa já tivemos workshops sobre sustentabilidade no vestuário, compulsão alimentar/de compras, consultoria de estilo pra homens, empreendedorismo criativo, redes sociais e produção de conteúdo autêntico e humanizado pra internet, visagismo pra personal stylists, cadeia produtiva "ideal" na moda, fotografia de clientes/looks, direção de narrativa, metodologia da ODE adaptada pro atendimento masculino, técnicas de atendimento online e mais. Todos os temas apresentados nos workshops querem também promover desenvolvimento pessoal, pra que juntas a gente exercite questionamento e assim aperfeiçoe, com as nossas entregas, o sistema de mundo em que tamos todas inseridas. E ó, todo mundo que faz parte da nossa cooperativa tem nomes e contatos listados aqui no site, no nosso diretório de colegas de profissão.

Nossa profissão é novíssima e nosso mercado ainda está em formação -- sendo moldado pela própria atuação de quem nele se propõe a trabalhar com alguma ética. A gente tem uma vontade "compartilhatória" de saberes e valores desde sempre e, desde que começamos a formar colegas com a nossa metodologia autoral, essa vontade virou missão. Aqui na Oficina a gente entende que individualmente cada profissional faz a diferença a partir de sua postura profissional: juntas, então, podemos muito mais. <3

+ COMO SE TORNAR UMA PERSONAL STYLIST
+ CHEF'S TABLE E A CONSULTORIA DE ESTILO
+ BIBLIOTECA DE CONSULTORIA DE ESTILO