O ENCANTAMENTO DO ARTESANAL

Esse é o terceiro post do blog sobre o trabalho da Helen Rödel. O primeiro foi de surpresa, de quando a gente conheceu os tricôs inventivos e cheios de história da marca do sul (que chamava, na época, Rödel LA). O segundo foi de encantamento, de deixar o olho brilhar diante de um cuidado com o trabalho que a gente raramente vê: o de ajustar a imagem da marca ao produto, de querer acrescentar conteúdo à roupa, de encher de significado a moda que se faz. Esse terceiro é de supresa e encantamento ao mesmo tempo - mas também de gratidão! A Helen fez um mini-documentário que fez a gente aqui resgatar um amor-extra pela roupa artesanal, pelo carinho que se coloca no que é 'feito à mão'. Quem quer sentir esse amor-calor (de verdade!) assiste o vídeo pra entender do que a gente tá falando, ó:

Helen Rödel - Documentário Estudos MMXI (english subtitles) from Helen Rödel on Vimeo.

Nas palavras da estilista, o documentário foi feito "para aproximar os olhares de coisas que são realmente valiosas" - pra Helen essas 'valiosidades' são as pessoas com quem ela trabalha, as técnicas com que ela desenvolve suas idéias, as próprias idéias, os tempos e espaços. É especialmente legal a parte em que, mostrando quanto tempo - e disposição - uma peça de crochê demanda pra estar pronta, a Helen diz que "gosta de pensar nessa quantidade de pensamento e idéias que habitam cada ponto tecido". A idéia de estar sendo "abraçada" o dia todo não por roupas, mas por tempo, dedicação, pensamento e idéias é demais - e é de tocar até o coração mais gelado, né? <3

O vídeo tem sete minutos que a gente nem vê passar, e o resultado do trabalho documentado aí tá no site da Helen - cheio de imagens lindas, cuidadas, preparadas com tanto carinho quanto o que tem na roupa. Tem uma provinha aqui embaixo mas ó, vale o clique e o passeio - de encher os olhos e o coração. E de esvaziar a carteira de quem quiser encomendar essas belezuras de crochê (hihi) pelo email e-mail info@rodel-la.com!