O FILME DA CHANEL E AS MARINIÉRES

No fim de semana fui assistir Coco Antes de Chanel e fiquei emocionada. Todo mundo já deve saber que o filme foca na vida pessoal da Coco Chanel, de quando ela vai pra um orfanato bem criancinha, durante todo o caminho que percorreu (na vida) até virar quem virou, fazer o que fez. Mas claro, 'o olhar atento encontra significado' e, mesmo no meio das festas dos amores dos anseios e decepções da nossa heroína fashion, dá pra identificar momentos de moda incríveis. Que a gente sabe de tudo que a Chanel fez, de tudo que ela conquistou pro nosso guarda-roupa (de usos e de desejos!) e tals. Mas ver animado, no "teatrinho", acontecendo bem em frente à gente... é demais! mariniere(2)

Desses momentos um dos que mais me encantou foi o que ilustra o "nascimento da mariniére". Mariniére nada mais é que uma camiseta branca com listras azuis, sugestão da Chanel pra roupa de praia da mulherada da época. Até então, quem ia à praia tinha que usar vestidón (com espartilho incusive), bombacha, camadas e camadas de saias e mais. Daí um dia a estilista viu (no filme né) uns caras na praia, meio marinheiros, puxando uma rede de peixes e usando a camiseta - que na vida real foi instituída pela marinha francesa como uniforme no finzinho do século XIX. A idéia dela então foi se apropriar desse "elemento marítimo" e acrescentar pantalonas chiquérrimas ao look, pra deixar as moças moderninhas e bem frescas confortáveis pra curtir o verão.

Na galeria aqui embaixo tem um monte de versões dessas camisetas tão tão cheias de história, que até hoje rendem looks bacanas e que agora são especialmente queridas por mim. Quem souber onde tem umas legais me avisa, tô super atrás! ;-)

[nggallery id=82]