o que usar em situações difíceis

Tempos atrás uma cliente ligou pra gente pra saber o que usar num velório de alguém super importante do meio profissional dela. Sabe que a gente passa direto dessas ocasiões na hora de pensar estilos e roupas e looks e tals, mas na hora que a gente precisou orientar essa cliente surgiram mil pensamentos: que durante a vida a gente tem não só velório mas também sepultamentos, missas (dessas de morte), visitas à pessoas doentes em hospitais, mil situações tensas em que o que a gente usa pode ser pensado com delicadeza extra. discretinhas1.jpg

A cliente queria saber se usava terninho preto e pronto - era um dia de mega mega calor, e o compromisso (fúnebre) dela era de manhã -- ela ia emendar no trabalho. Não precisa ser terninho preto, gente, mas o look pode ser equivalente em discrição. Nessas horas o que a gente quer transmitir é respeito, não é? Tem que se arrumar demonstrando consideração com quem vai te receber. Então peças retinhas, sem enfeites demais ou detalhes espalhafatosos, calmas na modelagem e nos elementos que se destacam são as mais adequadas. Vestidos, calça e camisa, saia e blusa discreta, sobreposições com cardigans e jaquetas e capinhas. Vale escolher cores sóbrias que substituam o preto, tipo marinho, marrom café, cinza, verdes-opacos, beges e até jeans escuros. Não é a hora de usar pink ou vermelhão ou amarelo e laranja - não dá pra forçar o "raiozinho de sol", sabe como?

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Mais: acessórios discretinhos, que não façam barulho e sem brilhar demais, fazem companhia a um quase nada de perfume - ninguém quer sentir Dolce & Gabbana no último num enterro, né, gente. Sem muito babado, sem pregas demais, sem saias rodadíssimas, sem sapatos soltos no calcanhar (que façam barulho ao andar), sem barriga de fora, dedinhos muito à mostra ou decotes exagerados (mensagem sexy não cabe em situações difíceis). E claro, não é o caso de se pentear no salão ou se maquiar loucamente, mas sim de demonstrar cuidado com a aparência - que significa um carinho com quem vai te receber. Alguém (além da nossa cliente) tem experiências pra contar e mais info pra dividir?