OS INSIGHTS DE MELVIN SOKOLSKY

Melvin Sokolsky é fotógrafo ativo há mais de 50 anos no mercado editorial e publicitário americano. Começou a fotografar ainda criança, usando uma câmera artesanal e sem nenhuma instrução formal - apenas com instinto e emoção (o essencial ele já tinha, né?). Durante a década de 60 produziu sua série de fotos mais famosa até hoje, chamada "Bolha", em que modelos impecavelmente vestidas flutuam sobre Paris. As fotos faziam parte de um editorial para a Harper's Bazaar - Sokolsky também fotografou moda para a Vogue, para o New York Times e mais. sokolsky1

Melvin Sokolsky ficou conhecido por seu trabalho com moda, mas três quartos de tudo que produziu até hoje é publicidade. Não por isso suas imagens são menos impressionantes: o fotógrafo declarou que "ressentia a atitude que separa editorial de publicidade", enquanto sempre sentiu que deveria sempre fotografar/criar imagens da mesma forma, com a mesma paixão. Citando Albert Einstein ("imaginação é mais importante que conhecimento"), ele foi além: "sonhos são as sementes de imaginação e insight que levam à inovação que transcende as ferramentas."

sokolsky2

Assim ele quis simplificar seu pensamento e concluiu que "a imaginação é a arte e o conhecimento é apenas a ferramenta". Independente do equipamento que se usa pra criar imagens, independente das condições e tecnologias disponíveis. E esse não é um ótimo pensamento pra se aplicar à moda? É bacana ler, conhecer, estudar - ferramentas de construção de todo look bom! - mas imaginar, sonhar, buscar idéias originais é a arte que move essa construção! ;-)