PEQUENA NOTÁVEL PELO ESTILO

Carmen Miranda é a cantora brasileira mais conhecida no exterior e também uma das imagens mais fortes que o Brasil já produziu. Tem mais de cem anos que ela nasceu (em Portugal, sabia?), mas até hoje seu estilo marca o imaginário brasileiro pro mundo - com balangandãs, chapéu tutti-frutti, barriga de fora (ousada!) e fendas incríveis nas saionas. No SPFW em que Carmen foi homenageada (edição de inverno 2009), a blogueira-mantonegro Diane Pernet soltou essa: "os estilistas brasileiros deveriam olhar mais para essa maravilha fashion que foi Carmen Miranda e menos pras tendências internacionais". Certa ela. carmem475

De verdade, apesar da acusação de que era muito "americanizada" - tinha gente aqui, naquela época, achando que ela tinha trocado o pais pelos Estados Unidos - a cantora levou a magia colorida dos trópicos por onde passou. Imprimiu cores e brilhos na sua roupa num tempo bem austero, já que o auge da sua carreira coincidiu com a segunda guerra mundial. Diz que o turbante, hit nos anos 40, teve sua popularidade difundida pelos figurinos estilosos de Carmen. Salvatore Ferragamo em si desenhou plataformas especialmente pra mini-cantora, que mesmo baixinha se enchia de acessórios gigantes, extravagantes - do tamanho da sua personalidade.

Carmen Miranda morreu em 1955, bem antes da gente nascer. Mesmo assim não tem ninguém que não reconheça elementos referentes ao estilo dela - verdade ou não? Prova de que estilo pessoal bem definido e marcante é lembrado e ainda rende pra quem aprecia. Tem Museu Carmem Miranda no RJ com figurinos, capas de discos, objetos pessoais e mais - super passeio fashionista!

(Com colaboração do querido Vitor Ângelo!)