POÁ: COMO JOVIALIZAR A ESTAMPA DE BOLINHAS

Xadrez, listras, pied de poule (pé de galinha) e poás estão entre as estampas mais clássicas do mundo: aquele tipo de padronagem que conquista facilmente até as pessoas mais fieis aos tecidos lisos. Entre elas, a gente vem notando uma aparição mais frequente do poá: aquelas bolinhas (ou bolonas) que deram as caras durante as coleções resort de 2010 e vieram com tudo no inverno deste ano.

Somente em 2011, Dior, Paul Smith, Marc Jacobs, Stella McCartney, Lanvin e Catherine Malandrino trouxeram poás em seus desfiles. Poá é clássico, é lindo e é uma das estampas mais fáceis de coordenar com outras estampas, sendo um ótimo começo para quem ainda tem medo de pesar na mão.

A mensagem mais forte do poá é a de delicadeza, estilo antiguinho e feminilidade, remetendo a um estilo vovó.

Quem quiser usar a tendência fugindo dessa mensagem original, deve balancear com peças mais joviais, como shortinho jeans, tênis, cabelo preso de um jeito calculadamente bagunçado, vestido curto ou acessórios divertidos.

A própria estampa de bolinha pode ficar mais ou menos jovial, a depender do nível de contraste entre o fundo e os detalhes. Dentro dessa lógica, bolinha preta em fundo branco seria o mais vovó possível enquanto misturas com cores mais vivas e contrastantes fugiriam um pouco do envelhecimento precoce.

Outra solução para rejuvenecer o poá e ainda associá-lo a outra tendência forte é usar com acessórios pesados: coturno feminino, sapato de madeira, colarzão.

Aproveitar a modinha para adquirir boas peças de poá é muito esperto porque a mesma peça que hoje serve como atualizadora de look, amanhã irá compor seu acervo de peças atemporais. Não é qualquer tendencinha que tem esse futuro brilhante pela frente, minha gente!

*Juliana Cunha é jornalista e colaboradora do blog da Oficina de Estilo, que sorte a nossa :) ce pode ler outros textos dela pra Oficina aqui -- e os textos autorais dela no Já Matei Por Menos, ó!