sapatinhos formais e informais

Em moda, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, como diria o Tim Maia. Mas as coisas se misturam de um jeito que, às vezes, uma coisa pode ser um pouquinho de ooutra coisa também. Antes os códigos de vestir era bem mais rígidos, formal e informal eram super bem definidos e era só seguir regrinhas pra estar o tempo todo adequadinha. Agora a gente tem BEM mais liberdade pra transitar entre dresscodes e pra usar, num mesmo look, elementos de uma e de outra formalidade. Então tem aqui uma direção do que é mais formal e do que é menos formal para sapatos (pra começar). Reparem que alguns sapatos têm elementos formais e informais ao mesmo tempo: equilibrando as quantidades de uns elementos e de outros a gente vai encaixando cada sapatinho no dresscode mais adequado. Olha bem: spt_formais exemplos mais formais: pra dar um upgrade quando o look precisar subir degraus de elegância/classe

Elementos mais FORMAIS para sapatinhos MATERIAIS tipo couro liso, camurça, verniz, couros de animais, metalizados e tecidos finos; CORES mais neutras tipo beges, marrons, marinho, preto, verde musgo, cinzas, caramelos, vinho fechado; FORMAS mais finas, alongadas e delicadas tipo saltos altos e mais finos, solas finas na frente (tipo o oposto das plataformas!), frentes mais alongadas, tiras mais fininhas, fivelas discretas e mais.

controversos exemplos controversos: repara que cada um desses daqui tem elementos mais formais e, ao mesmo tempo, mais informais! é a era do equilíbrio minha gente!

Elementos mais INFORMAIS para sapatinhos MATERIAIS menos "nobres" tipo borracha, plástico, palha, tecidos rústicos; CORES coloridas e vivas; FORMAS quadradas ou arredondadas demais, tiras mais espessas, saltos mais grossos, paltaformas (mais informal de to-dos!) e saltos tipo anabela, saltos de madeira, rasteiras e sapatinhos sem salto.

spt_informais exemplos mais informais: equivalentes os exemplos formais, com elementos que deixam tudo mais descontraído e menos tradicional

Com o tempo a gente vai fazendo posts-desdobramentos desse daqui: tem aqui na programação post de sapato pra festonas, post de sapato pro trabalho, post de sapato por fim de semana e... POSTS COM DRESSCODES DE BOLSAS! Quem tiver mais dúvida ou sugestão pode conversar nos comentários, a gente anota tudo aqui, tamos numa super onda de acessórios! E toda essa info não quer engessar ou restringir ninguém, quer só direcionar. Nada impede da gente burlar regrinhas e compensar mensagens com elementos num mesmo sapatinho. Quem sabe mais também tem mais liberdade-fashion, né?!??