SOBRE IT BAGS E HIT BAGS

Teve um texto no NY Times tempos atrás sobre uma febre anti-bolsas-poderosas no outro hemisfério. A gente vê mesmo, de tempos em tempos, umas bolsas incríveis virarem item obrigatório nos bracinhos das nossas celebridades-inspirativas favoritas, né? Diz o texto que por causa dos preços cada vez mais altos e da exclusividade cada vez menor - se todo mundo tem ou quer ter, não é tão "it" assim, né? - a onda passou a acontecer ao contrário, e geral passou a valorizar bolsas menos caras e menos conhecidas de todo mundo.

A gente pensa que toda a idéia de 'it bags' é meio fora de lugar. Pra ser it bag tem que ser objeto de desejo por um booom tempo - tem que dar tempo de virar um clássico! As bolsas Birkin e Kelly da Hermés são it bags. A baguete do Fendi é clássica (mesmo não sendo tão it bag agora, é clássica). Os modelos matelassados com alças de corrente da Chanel são it bags pra sempre, mega clássicas. A gente até acha que podem haver possíveis novas it bags, que já foram só "hit bags": a fivelona do Fendi pode super ficar pra sempre como uma imagem forte, o matelassado novo e grande do Marc Jacobs pode virar clássico, até a motorcycle do Balenciaga - mais hit bags de todas! - pode ser it bag um dia. Mas tem que dar tempo pro desejo durar, né?

E junto com esse pensamento vem pra gente aqui um outro: esse assunto de it bags, desse jeito que a gente tá tratando aqui, é pra muito pouca gente na vida real, não? Acessórios de luxo têm como público alvo uma elite muito muito pequena, no mundo todo, quem dirá aqui no BR. O que a gente mais tem perto da gente é a "hit bag" (conceito brilhantemente apresentado pelo Ricardo Oliveros): bolsas que viram hit, tipo meeega hit, mas que podem ser substituídas por uma outra hit bag a cada estação. E hit bag aqui não significa só uma bolsa de uma marca incrível, né? Mais liberdade, mais desejo autêntico e coerente com quem a gente é, menos "pertencimento". O que a gente acha? :)

((Post publicado originalmente em novembro de 2007, revisto e republicado por que ainda vale 100% aqui pra gente!))