SOBREVIVENDO AO CALOR COM DIGNIDADE

A gente, que trabalha com consultoria de estilo deeeesde 2003, só vem sentindo mais e mais calor a cada inverno (ahãm!) -- e também vem comprovando que escolhas espertas podem refrescar tanto quanto um ventilador portátil. Se roupa é segunda pele, que essa pele seja tão preparada pra vencer com dignidade o calorzão quanto possível. Ó que apanhadão de sugestões fresquinhas pros dias mais quentes: nova-calor

_tecidos naturais (algodão, seda, lã, linho) permitem maior ventilação que os não-naturais (poliéster, poliamida, acrílico, etc). Vale mais usar uma camiseta com mangas 3/4 em algodão fino do que uma regata em material sintético, viu?

_caimentos soltinhos fazem o ar circular entre pele e roupa, e deixam secar qualquer suor mais rapidamente do que peças super justas -- as justas, no calorzão, ficam desconfortáveis e meladas roçando o corpinho de quem usa, é ou  não é?

_cores mais claras refletem o calor (a gente te promete que é de verdade!), e as cores escuras seguram o quentinho na própria roupa, perto da gente ;-)

_comprimentos mais curtos em barras e também nos punhos: mangas 3/4 bem soltinhas ou calças mais curtas e bermudões dão aquela ventilada. Alô pernocas refrescadas.

_cavas, fendas, recortes e decotes podem refrescar pra caramba quando bate um ventinho mais fresco -- tem que ficar de olho no dresscode profissional, e se couber, dá-lhe pele à mostra! Vale também pra materiais vazados, tipo rendas e tramas de crochê em fios naturais.

_mesmo raciocínio vale pro que vai calçar pezinhos calorentos: quanto mais dedo de fora, melhor. Calorzão é tempo de escolher sandálias bem abertinhas, frentes não-tão-pontudas (não esmagadoras de pé!), tirinhas e fechos confortáveis, amarrações que não prendem demais.

_prender o cabelo no calorzão é um recurso incrível de estilo (e de praticidade), então vale já sair de casa com madeixas arrumadinhas, presas com decência, pra que os fios não despenquem ao longo do dia -- e cabelo preso de jeito criativo vale como um acessório! Parcimônia também na maquiagem, que nossas carinhas bonitas não precisam derreter por calor nenhum desse mundo!

_por fim, pode ser uma boa escolher um power acessório pra brilhar sozinho no look, no lugar de se pendurar com várias coisas. No calor a gente quer mais é se sentir leve, nénão?

Mais ajuda pro calorzão + (quase) todos os posts que a gente já fez sobre temperaturas quentíssimas

(esse post foi ao ar pela 1ª vez em outubro de 2008, e agora tá aqui de volta quase 100% reescrito e atualizado!)