O QUE CALÇAR NO FRIO (PRA VARIAR AS BOTAS DE SEMPRE)

Todo inverno é a mesma coisa: look soberano (e pouco criativo, pouco original) nos dias frios é o que tem botas-por-cima-da-calça. A gente fez, tempos atrás, um post com mais de 30 fotos feitas num intervalo de meia hora apenas num mesmo lugarzinho dos Jardins, aqui em SP -- e depois de quase 100 (!) comentários a gente entende o tamanho da polêmica! O QUE CALÇAR NO INVERNO (ALÉM DE BOTAS)

Debates e opiniões diversas à parte, a gente aprendeu uma coisa: não tem sentido reclamar em voz alta, criticar, espernear... e não pensar em solução! Então tamos aqui querendo ter idéias pra incentivar coordenações autênticas e funcionais pra esse e todos os próximos invernos. Prontas pra também conhecer outras idéias nos comentários! \o/

Não é o caso de interpretar essas idéias como incentivadoras de nunca mais se usar bota sobre calças -- por favor! Mas né, que essa não seja a ÚNICA alternativa de look confortável e quentinho que se tenha à mão. A gente quer propor que, além desse look já testado, meio padronizado, geral se anime a experimentar outras possibilidades: nossas singularidades são nosso maior tesouro.

O QUE CALÇAR NO INVERNO (ALÉM DE BOTAS!)

Não tem gente mais a favor de meias-calças quentinhas do que a gente aqui na Oficina: já sugerimos jeitos legais de usar e já ensinamos a escolher os materiais mais aquecedores. Construir um acervinho de meias funcionais (que aqueçam!), em cores e texturas versáteis (de acordo com o que a gente tem no armário), dá liberdade pra gente escolher além das calças -- e botar pra jogo as nossas saias bermudas, calças mais curtas e até os shorts. Essas peças todas, feitas em tecidos quentinhos como tweed, lã, moletom... aquecem bem mais que jeans ou brim.

Daí a gente tem uma lista de sapatos fechados pra embalar as meias:

-bota curtinha -sapatilhas fechadonas -escarpins com frente arredondada -oxfords e sapatos masculinos -mocassins -sapatos tipo boneca (com a tira em cima) -tênis arrumadinhos.

As camadas que a gente costuma compor no look podem valer também pros pés: tem palmilhas quentinhas disponíveis no mercado ou é possível fazer uma sua aí na sua casa: delícia calçar um cobertorzinho -- um carinho no tempo frio. Pra completar sensação térmica confortável, casacos mais longos, que cubram a maior parte do look, redistribuem o calor pelo corpo e aliviam as extremidades. Uma dica deixada nos comentários: proteger cabeça e pescoço ajuda demais, dá-lhe cachecóis legais e pashminas, chapéus e gorros! *Ótimas saídas, inclusive, pra incrementar com pontos de cor o visual geralmente preto-e-cinza dos dias frios.

Se bota por cima da calça ainda parece a melhor saída (a gente entende que esse é um combo prático especialmente em dias de chuva, especialmente pra quem -como a gente- se desloca muito à pé!), que tal tentar variar as calças pra dar um descanso pro jeans? Ou experimentar novas combinações de cores? Ou acrescentar mais texturas e estampas no look? E exercitar criatividade mesmo com a fórmula segura que se faz todos os dias? \o/

+QUER TRABALHAR COMO PERSONAL STYLIST? +COMO CONSTRUIR UM GUARDA-ROUPA INTELIGENTE