TENDÊNCIAS QUE A GENTE JÁ TEM NO ARMÁRIO

É 2016 e ainda se produz "listas de tendências" logo após cada semana de moda desfilada no outro hemisfério. Mas né, quanto tempo tem que a gente não tem vontade de usar alguma coisa realmente nova, hein hein? Com base numa dessas listas (infinitas) de tendências --essa específica pra 2016-- a gente resolveu compartilhar 10 idéias 'atualizadoras' que todo mundo já tem no próprio armário. E se não tem igualzinha, tem como incrementar: jeitinho brasileiro também serve pra se apropriar de idéias gringas e fazer acontecer com a nossa cara, nénão? Ó: todos os links desse post compartilham idéias práticas pra usar na prática e na vida real essas 'tendências', que a gente exercitou na sessão de looks da consultoria de estilo dessa cliente que ilustra algumas dessas tendências aqui, já interpretadas com a cara dela. Vai clicando pra exercitar também!

TENDÊNCIAS QUE VOCÊ JÁ TEM NO GUARDA-ROUPA

CÁQUI Por mais esquisito que pareça, se sugere uma das cores mais tradicionais do guarda-roupa como "o novo neutro que os designers abraçaram pra 2016". Quem curte conforto provavelmente curte calças tipo chino, quem mora em país tropical provavelmente tem alguma variação de trench-coat no armário.

METALIZADOS A lista de tendências aponta pro uso dos metalizados especificamente em terceiras-peças, feitas em materiais leves. A gente acha maravilhosa a idéia de abrasileirar esse brilho todo, incluir metalizados no dia-a-dia -- e brilhar inclusive na luz do sol!

(01 extra: A gente acha muito doido sugerir como tendência pra 2016 alguma coisa que foi febre na década de 70 aqui no BR (por conta de uma novela!))

MILITAR Diz que as passarelas ~mais uma vez~ adaptaram elementos dos uniformes do pessoal do exército pras roupas da mulherada no dia-a-dia. Na prática isso significa muito verde-oliva, alguma coordenação de terrosos, jaquetinhas com ombros marcados, botões de metal. Inception da lista de tendências: trench-coat é herança dos uniformes militares!

CINTURA MARCADA Os desfiles mostraram uma versão "construída" da cintura marcada, com camisas/cardigans amarrados sobre o look pra alcançar o efeito fininho no meio do torso. A gente AMA bricolagens de estilo:) e tem prontinha aqui uma listona bem variada de idéias pra exercitar cintura marcada, ó!

+ programa online DESCOMPLICANDO O GUARDA-ROUPA

TENDÊNCIAS QUE VOCÊ JÁ TEM NO GUARDA-ROUPA _ OFICINA DE ESTILO

ESPORTIVO A versão americana do esporte, interpretada pelas passarelas, tem a ver com camiseta pólo. Na versão brasilidades :) essa tendência pode ser exercitada na coordenação de looks confortáveis, que favoreçam movimento e mobilidade: inspira trocar a bolsa por uma mochila, inspira usar tênis no look arrumadinho, inspira até incrementar a calça de moletom num dia útil (que tal?).

BERMUDA Na versão 2016 a bermuda vem justificada não só por "parecer cool, mas por fazer quem usa se sentir cool" -- num trocadilho com o descolo da peça e o frescor das pernocas de fora. Tá bom pra exercitar o uso das pernocas de fora com comprimentos intermediários, então, não só com bermudas típicas mas também com as novas pantalonas curtas (ou pantacourts). Um extra: saias longuete quase tem esse mesmo comprimento, mas né, propõem a versão feminíssima da 'parecênça e do frescor cool'. ;-)

LISTRAS E BOLINHAS As listras "de agora" aparecem mais verticais que horizontais (menos náuticas, mais gráficas). E as bolinhas desfiladas nessa temporada são, na verdade, bolonas, grandes, espaçosas e sobrepostas. Ter essas duas estampas presentes na lista de tendências é desculpa maravilhosa pra geral se apropriar da sugestão e já misturar tudo coordenando estampas, nénão?

QUIMONOS O oriente inspira demais o que a gente veste -- e não é de agora. Mas né, esse é um tempo em que se multiplicam as possibilidades de se encontrar/usar quimonos quase literais nos looks de todo dia! Interpretação dessa tendência pode vir da desconstrução da peça, pra gente procurar esses elementos no próprio armário: linhas retas, decotes em V, modelagens transpassadas, mangas amplas, amarrações na cintura e, mais que tudo, terceiras-peças levíssimas.

TENDÊNCIAS QUE VOCÊ JÁ TEM NO GUARDA-ROUPA _ OFICINA DE ESTILO

PRETO Ahãm pessoal, a lista sugere preto como uma tendência. Não enxergamos onde tá a novidade, mas apoiamos demais fazer render esse tom neutro com criatividade -- sabendo que é possível versatilizar seu uso, coordenar com cores-coloridas, usar no calor (sim sim!) e até quebrar o paradigma de que preto é a cor mais "emagrecedora" de todas.

CROCHÊ Essa "tendência" a gente entende demais: nesse tempo tenebroso de banalidade do fazer das roupas, de facilidade de compra e descarte no reino das lojas fast-fashion, na poliesterização do universo... é natural a gente resgatar e nutrir uma admiração pelo complicado/delicado, pelo que demanda tempo, pelo que é precioso e feito com as mãos. Se materializa no que tem textura, no que dá vontade de tocar, no que é artesanal! Pra gente essa tendência sugere mais, sugere um exercício de brasilidade -- temos nossas rendas, temos nossa palha (até pra calçar, alô espadrilhas e alpargatas!), temos nossa natureza pronta pra pendurar no pescoço. <3

e mais: + toda forma de expressão é contemporânea + tendência é démodé, negócio agora é vontade-individualidade