TEXTURAS, HUMANIZAÇÃO E MODERNIDADE

texturas_bamboo_blog-1.jpg

A revista Bamboo entrevistou Li Edelkoort, uma senhorinha moderníssima especialista em tendências de todo tipo - de comportamento, consumo, moda, tecnologia e tudo mais. A entrevista rolou por ocasião de uma exposição pensada por ela pra um museu em Israel, com intenção de "inspirar a comunidade criativa a produzir trabalhos que demonstram uma vontade de humanizar os processos, mesmo quando se utilizam de tecnologia, e de contextualizar um estilo de vida mais responsável. O artesanato ganha cada vez mais espaço e é entendido como 'a repetição de ações que identificamos num passado comum e que trazem com elas sentimentos de pertencimento e continuidade." <3 texturas li edelkoort bamboo humanização de processos

Especialmente legal pra gente que raciocina o que escolhe pra vestir é isso daqui que ela também falou na entrevista: "Qualquer um que esteja criando alguma coisa agora está criando sensações para os nossos dedos, para compensar o grande número de telas [eletrônicas]  que temos em nossas vidas. Então, quanto mais telas temos, mais precisamos de tatilidade. Isso explica o por quê de tecidos duplos e triplos, plissados e pregados, piquê e matelassê."

Não é demais que escolher usar texturas pode ter a ver com humanizar o nosso vestir? E que sensações são tão quanto aparência? E mais: que 'ser humano' é também muito atual e moderno? o/ o/ A gente montou um mural no Pinterest cheio de referências e idéias pra usar texturas em tudo que der, ó lá.

A entrevista termina perguntando à senhorinha sobre a experiência dela no Brasil (ela veio lançar a revista que faz), e ela APENAS disse que "é hora de se encontrar e entender o que significa habitar o hemisfério sul. Por que fingir que as coisas do norte se encaixam por aí? Por que não abraçar o fato de que no hemisfério sul os elementos tribais, as estampas e os rituais sempre existem e que as coisas são misturadas de uma forma diferente do que são no norte? Agora é o momento de vocês dizerem: 'Vamos nos tornar nós mesmos'."

Boas entendedoras podem se apegar na verdade que dita que toda mudança global começa na gente mesma -- e podem começar a praticar essas idéias nas próprias escolhas, no próprio vestir, todo dia de manhã a partir de agora. A gente tá praticando. :)

PRA VOCÊ PRATICAR TAMBÉM: como usar texturas juntas jeitos legais de usar renda no dia-a-dia texturas em coordenações monocromáticas bolsa, lenço e roupa com texturas brasilidade tem a ver com cores no vestir <3