TUDO NOVO, SEM COMPRAR!

Sabe quando você olha para a sua gaveta das bijuterias, revira tudo e não acha nada interessante de verdade pra usar? Só um monte de peças velhinhas e algumas quebradas, como o brinco cujo par você perdeu mas é tão lindo que dá pena de jogar fora, o anel que tinha uma pedrinha colorida que caiu por aí, o colar de miçangas que partiu e você guardou numa caixinha... Já pensou se você pudesse juntar aquilo tudo e transformar em peças novinhas? Pois a designer de joias Ana Passos pensou e não ficou só no campo das ideias, colocou a mão na massa e virou especialista em fazer surgir joias e bijuterias lindas, usando restinho de peças antigas.

ana e uma das suas criações; bancada em que ela trabalha as joias e bijus

Tudo começou com as clientes que compravam as joias da Ana. Quando elas precisavam de algum conserto como fecho quebrado, pezinho do brinco amassado, era a Ana que elas procuravam para ajeitar a peça. E aí começaram a levar também outras joias e bijuterias e pedir para ela arrumar ou “dar uma carinha nova à peça”.

Com muita criatividade - e aquele gosto refinado de joalheira - ela foi se apaixonando pelo trabalho de transformar coisas que as clientes não usavam mais em peças novas e incríveis. A história foi se espalhando e as pessoas começaram a procurá-la com saquinhos cheios de pecinhas desconexas, pedindo uma joia ou bijuteria nova. A renovação pode ser só limpar, consertar, dar um polimento; ou mudar de verdade, derreter ou desmontar a peça e transformá-la em outra coisa. E nem só de joias vive o trabalho. Bijuterias “com repertório” têm tanto valor quanto as joias.

braceletes de cobre que ganharam limpeza e brilho extra + broches da década de 70 garimpados em feiras de antiguidade, todos restaurados pela ana

Renovar joias e bijoux é mais uma maneira criativa de praticar o consumo consciente. Nada melhor do que aproveitar as coisas que a gente já tem em casa, né? E é mais gostoso ainda saber que estamos produzindo menos lixo, já que as bijoux que seriam descartadas vão ganhar uma carinha nova e serão usadas por muito mais tempo.

Se você se animou com a ideia e quer começar a colocar em prática, a Ana diz que qualquer pessoa consegue fazer algumas coisinhas que já funcionam para renovar bijuterias simples.

“Com material básico e fácil de encontrar como alicate, pinça e cola super dá pra brincar em casa e transformar algumas bijoux. Tem muitas lojas que vendem partes das bijuterias e você pode comprar algumas e misturar com o que já tem em casa”, garante a profissional.

Então, quem se anima? o/

esse é um texto da Gladis Vivane pro blog da Oficina -- Gladis é jornalista, adora contar histórias e pode ser encontrada também no seu Salto Agulha - Moda Além do Óbvio. :)