UMA PROPOSTA, DOIS RESULTADOS

Duas campanhas de marcas do mesmo estilista para o inverno 2011/12 ilustram perfeitamente a nossa ideia de que idades e personalidades diferentes pedem roupas e - sobretudo! - jeitos de usar distintos, mesmo quando a ideia e transmitir uma mensagem parecida. As coleções de inverno 2011/12 da Marc Jacobs e da Marc By Marc Jacobs têm o mesmo perfume vintage, chic e um tanto sóbrio mesclado com detalhes divertidos.

Nos looks, casacos estruturados, acabamentos em pele, casquetes e camisas quadradinhas naquele mesmo shape clássico que a Céline costuma usar ganham um tom mais pop com os vários poás e as misturas de renda com tecido e couro, além das estampas divertidas.

Acontece que a campanha da Marc Jacobs é estrelada por Helena Bonham Carter enquanto a da Marc by Marc traz Elle Fanning.

Embora as duas coleções puxem pro vintage, o vintage que veste a irmã caçula de Dakota Fanning não é o mesmo que veste a mulher de Tim Burton. As duas são completamentes diferentes e a produção de moda dos ensaios foi muito feliz em apresentar o universo do estilista aplicado ao que funciona para cada uma delas.

Fazer essa diferenciação não significa cair na preguiça e vestir Elle de criança e Helena de senhoura. Com esperteza, todo mundo pode brincar de tudo, mas cada um tem que fazer a sua versão do vintage, do sério, do adultinho, do divertido, do pirigueti, de tudo que há no mundo, sempre adaptando e ajustando.

*Juliana Cunha é jornalista e colaboradora do blog da Oficina de Estilo, que sorte a nossa :) ce pode ler outros textos dela pra Oficina aqui -- e os textos autorais dela no Já Matei Por Menos, ó!