CRIATIVIDADE NA TEMPERATURA INDEFINIDA

O Sartorialist fez post tempos atrás sobre esses dias em que a gente não sabe muito se tá frio ou se tá calor. O que ele disse foi que em dias assim, em que não tá nem super quente e nem super frio, todo mundo pode usar o que quiser - e daí a criatividade entra em ação! E é verdade, né? Especialmente se a gente vai ficar o dia todo fora - sem possibilidade de se trocar pra compromissos diferentes! - a gente tem que se virar pra administrar camadas inteligentes de roupas que nos atendam em tudo que a gente tiver pra fazer. O que abre as nossas mentes pra looks que tradicionalmente a gente não entenderia, mas que funcionam na vida real. ta-frio-ou-ta-calor.jpg as fotos são do sartorialist e foram tiradas no mesmo dia, todo mundo indo pra um mesmo evento!

Eu e a Cris costumávamos implicar com quem usa sandália em dia frio, ou com quem usa echarpe/lenço com regatinha, em dia quente - com sensação confusa de "tá frio ou tá calor?". De um tempo pra cá a gente vem flexibilizando (obrigada maturidade) e mudando de idéia: é possível usar um vestido e uma sandália incrível com uma capinha mais quente por cima, e tirar a capinha em lugar fechado ou se esquentar (um monte de coisas nos servem só pra deslocamentos, e quando a gente chega onde tem que chegar pode 'desmontar' o look, né?). Ou: dá pra usar regata e echarpe sim, como acessório apenas (ou pra proteger do ventinho, porque não?). Mesmo looks de frio com pernocas de fora, tipo coordenações de cardigans fininhos e shorts/bermudas em alfaiataria super funcionam em dia de frio-e-calor!

maria-e-lilian.jpg versão nacional: lílian pacce de rasteirinha e maria prata de meia-opaca no mesmo evento!

A gente aconselha carregar cardigan e mantinha (tipo uma echarpe bem quentinha, em pashimina ou cashmere mesmo), pra cliente nenhuma ficar com frio de surpresa. E a gente ensina a pensar no look na hora de separar essas peças salva-vidas na bolsa: cardigans mais ou menos espessos (dependendo da expectativa: muito ou pouco frio!), mantinhas maiores ou menores, mais claras ou mais escuras... Tem dado certo.

Mais: previsão do tempo é melhor amiga da moda da vida real, nénão? Ainda mais em tempos de aquecimento global e inversão de estações. Bom é que ao mesmo tempo que a gente querser criativa, a moda arrasa no timing e oferece um zilhão de possibilidades de look, todas democráticas, pra todo mundo.