CALÇAS, ALTURAS DE BARRAS E SALTOS

Não tem nenhuma cliente de consultoria de estilo que não tenha essa mesma dúvida (na hora de comprar calças): "vamos marcar a barra pra usar com salto alto ou pra usar com sapato baixo?". Tem até essa lenda urbana de que vale marcar a barra descalça, com a calça chegando bem pertinho do chão, pra conseguir usar com quaisquer alturas de sapato... mas na prática não é bem assim!

Lindo é quando a gente tem no guarda-roupa algumas calças pra usar com salto e outras pra usar sem salto, já com as barras devidamente feitinhas pra cada uma dessas possibilidades. Aí a quantidade de calças pra cada tipo de sapato precisa ser proporcional ao seu uso: quem usa salto na maior parte do tempo pode cuidar de ter maaais calças com barras longas, e umas poucas com barras curtas; quem usa salto uma vez na vida e olhe lá :) pode ter quase tudo já mais curtinho que né, não tem sentido ter um monte de barras longuíssimas sem vontade de usar salto.

  •  ideal pra barras longas é que a frente da calça não esconda a frente do sapato, e que cubra a parte de trás do salto (alto ou baixo) sem encostar no chão!
  •  um adianto pra gente no trabalho é treinar nossas clientes pra coordenar proporções diferentes e marcar as barras em alturas alternativas -- no tornozelo, na panturrilha, um tanto abaixo do joelho. Essas vão bem com quaisquer saltos ou com quaisquer rasteiras, e podem funcionar até alongando silhuetas (a gente te jura!).
IMG_0382.jpg

Também dá pra dividir esses grupos de peças de acordo com atividades/estilo de vida. Quem trabalha sempre de salto alto mas vive de rasteira no finde, ó, pode marcar as barras das calças em alfaiataria mais longas e as calças informais mais curtas. Por isso na hora da compra a gente já define em que circunstâncias a calça vai render mais: é pra balada? é pra passear de tênis? E então marcar pro melhor sapato da categoria. No nosso trabalho a gente convoca clientes a levar consigo os sapatos favoritos pra usar como medida e marcar barras certeiras nas lojas, sabia?

Tipicamente calças de modelagem flare, mais ajustadas no quadril e nas coxinhas com pernas mais amplas, ficam mais bonitas com barras longas. Também tipicamente calças mais ajustadas com pernas afuniladas e bem justinhas caem melhor com barras curtas, pelo menos na altura do tornozelo, pra não engruvinhar sobre o sapato. E algum tempo atrás só se pensava em pantalonas com barras também bastante longas -- mas né, dá-lhe pantacourts em toda vitrine (e nos nossos corações!). Então não tem regra definitiva pra nada, tem é que se permitir experimentar tudo.

+ sapato comendo a barra da calça
+ barra da calça bem dobradinha
+ como usar pantalonas
+ truque pra dobrar a barra afunilando (em vídeo)
+ (quase) tudo que já foi conversado aqui sobre calças