CASACOS LONGOS E ALTURAS DE BARRAS

Quando a gente usa casaco sobre calça, o comprimento precisa ser legal pra altura que a gente tem: quanto mais curtinho, mais alta a gente parece. Pros casacos longos vale toda e qualquer barra acima do joelho pro efeito alongador funcionar. Mas quando a gente usa casaco com vestido ou saia ou bermuda ou short, a coisa muda de figura. Além de estar boa pra altura que a gente tem, a barra do casaco tem que estar coordenada - em proporções! - com a barra da parte de baixo do look. Legal é que as duas barras não sejam iguaizinhas, tipo saia e casaco terminando na mesma altura, mas que haja uma diferencinha pra mais ou pra menos entre uma e outra.

barras_de_casacos

Vale casaco mais longo e vestido mais curtinho, vale saia mais longuinha que o vestido -- essa diferença de alturas de barras pode ser de 10cm, 15cm mais ou menos (numa coordenação bem equilibrada de proporções). A idéia é procurar sempre aproximar as barras mas ainda mantendo proporções desiguais, pra ter a interessância das cores, das texturas e dos materiais diferentes!

Mais "nível avançado", por exemplo, seria coordenar micro-mini-saia e casaco cobrindo o joelho, lá pra baixo: coordenar extremos, no caso de barras em tamanhos variados, deixa o visual mais impactante e pode render efeitos esquisitos na silhueta (mas né, não é impossível dar certo, claro que não!).

Mais: casaco com vestido, pra gente, vale muuuito mais com casaco mais longuinho - casaco curto, na altura da cintura, funciona melhor com duas peças separadas (tipo saia e blusa) do que com peça única. E aí, nesse caso, a coordenação das alturas das barras pode ser trabalhada entre a barra do casaco curto e da parte de cima (blusa camisa etc etc etc). Sacou? ;-)