IDÉIAS PRA COORDENAR CORES

Observando as pessoas pelas ruas o que a gente mais vê é a dupla calça preta + top colorido (pink, amarelo e laranja são os "top hits") e a dúvida surge: será falta de criatividade ou de conhecimento? Mesmo que coordenar cores não seja uma ciência tão complicada, pode dar medo e render insegurança -- ao ponto de um monte de gente dizer que não usa mais cores por "não querer se arriscar" (MAS QUE BOBAGEM!).

Esse post foi originalmente escrito em outubro de 2006 mas essas direções pra exercitar o uso de cores são as mesmas que a gente treina todo dia com as nossas clientes, tão valendo até agora e pra todo dia.

  • preto rende mais interessância com outras cores neutras: por ser uma cor "não-cor", o preto não valoriza as outras cores mais vivas e coloridonas, não trabalha junto. Neutros como marinho, marrom, vinho, roxão, todos os cinzaz e verde petróleo são ótimas opções pra coordenar com preto.
  • coordenações com cores coloridas ficam mais legais, então, quando a gente substitui preto (e branco!) por outros neutros equivalentes -- pensa em neutros claros como bege ou gelo, e em neutros escuros como marinho e marrom: amarelo fica lindo com cinza, pink e marrom é chiquérrimo, assim como laranja com caramelo... ah! e tem o marinho que fica super bacana com verde.
  • cores "coloridas" também podem ser coordenadas entre si (alguém falou em 'bloco de cor'?!??). É só escolher uma como dominante e a outra como coadjuvante. Vale também prestar atenção no valor das cores escolhidas pra montar a coordenação: certeiro é coordenar cores diferentes nas mesmas tonalidades -- tudo claro, tudo médio ou tudo escuro!
  • se uma das peças é estampada a receita infalível é coordenar outra peça (lisa ou mesmo estampada também!) que tenha alguma das cores pertecentes à estampa.
  • tem algumas combinações que a gente teima em achar que rendem imagens esquisitas, tipo amarelo + branco que pode ser ovo frito (hihihihi), marrom + verde que pode ser árvore, amarelo + preto que pode ser abelha... mas né é só a nossa opinião pessoal - não tem a ver com consultoria de estilo!
  • outra cor que rende mais com outros neutros do que com coloridíssimos é o branco -- a gente aqui acha look-todo-branco bem chique (alô cara de médica!), e também prefere coordenar com outras cores clarinhas pra conseguir interessância.
  • looks monocromáticos sempre comunicam mensagem de elegância e parecem mais clássicos, looks coloridos são mais informais e mais criativos!
  • preto e branco é coordenação atestadamente clássica, desde sempre e para sempre (ave coco chanel).