COMO USAR CALÇAS COM BARRAS DOBRADAS

Barra dobradinha como truque de estilo aparece há tempos em calças jeans, mas é em materiais menos informais que ela fica ainda mais autêntica -- tipo em moletom, lãs de alfaiataria, algodão tipo chino, até em couro fino. Funciona mais legal quando a dobra sobe só um pouquinho a barra da calça e mostra uns 10cm de tornozelo, apenas -- a idéia não é forjar uma calça capri, mas sim "transformar" sutilmente a barra original!

As dobras podem ficar fininhas ou médias pra não criar linhas horizontais super marcadas, que podem dar sensação de perna mais curta (especialmente se criam contraste com a calça quando dobradas). E não precisam ficar milimetricamente esticadinhas: quando ficam meio emboladas/bagunçadas reforçam a idéia de criatividade e liberdade que esse truque de estilo carrega em si.

Outra idéia que barra dobrada sugere é a de informalidade -- então coordenar com sapatos sem salto tem tudo a ver: vale com sandálias mais fechadas/assandalhados, mocassins, sapatos tipo oxford, tênis, sapatilhas. Bom lembrar que cruzar referências é sempre interessante: imagina calças masculinas com sandálias bem femininas; e calças masculinas e sapatos também masculinos (como o dockside e o oxford) com blusas diáfanas, fluidas, transparentes e rosadas... bem de mulherzinha!

Mais: sapatilhas e sandálias acabam rendendo sensação de pernoca mais alongada por deixar mais canela à vista com suas gáspeas baixas, visto que docksides e oxfords cobrem super o peito do pé. E no frio, tchantchantchantchaaan.... meias não só aquecem canelas como também enfeitam! De dia vale estampar com cores, losangos e listras, de noite vale seduzir com rendas e arrastão e transparências.

A gente criou um mural no Pinterest com referências muito legais de idéias pra usar barras dobradas, com legendas cheias de info prática ó: