COMO USAR PANTALONAS

Uma vez a gente leu um texto da Costanza Pascolato que dizia que aqui no BR a gente tem "vocação espontânea para o casual". Pra gente, na prática, faz super sentido pensar assim -- a gente trabalha na consultoria com clientes que tem vida super ativa, independente do nosso calor tropicaliente. ;-) Acontece que ser super ativa nesse calor demanda litros de conforto, pra conseguir manter dignidade e alguma elegância. Calças largonas, então, tem toda a nossa simpatia: pensa numa peça que carrega em si um conforto fresquíssimo, uma aura sofisticada (mesmo no look informal!), um balanço feminíssimo. Pra animar geral a provar, a gente pensou em sugestões de uso pra várias silhuetas, alturas, personalidades e ocasiões, ó!

calcasamplas.png

Tipicamente, essa mesma dúvida aparece quando a gente fala em calças tipo pijama, pantalonas e modelos com pernas largas: “mas essas calças não engordam? não aumentam o quadril? não achatam a silhueta?” -- e a gente sempre vai responder que não. Ó: uma coisa é usar uma modelagem próxima do corpo, que por conta de curvas e linhas fazem o quadril/bumbum/corpo parecerem mais cheios. Outra coisa é usar uma peça larga de verdade, com modelagem ampla e com fartura de tecido -- que não ilude em relação à silhueta, mas que acrescenta uma forma nova ao corpo de quem usa. Não tendo ilusão, não tem dúvida: o volume não é de corpo mas sim de tecido! Tá tudo na conta da moda!

+ CONSULTORIA DE ESTILO PRA COLOCAR ESSAS IDÉIAS EM PRÁTICA
+ MAIS DESSES FACILITADORES DE VIDA TODA SEMANA VIA EMAIL
+ MAIS SOLUÇÕES DE SILHUETA AQUI NO BLOG
+ FORMAÇÃO PRA QUEM QUER TRABALHAR COMO PERSONAL STYLIST

Por isso pode ser legal aproveitar esse excesso de tecido na parte de baixo pra deixar a parte de cima mais peladinha (alôr calorão!). As calças podem funcionar com tomara que caia, com um ombro só, com golas assimétricas e com quaisquer decotes que deixem ombros, costas, colo e pescoço de fora. Lembra que partes magrinhas do corpo dão uma sensação de magreza geral? Então. A idéia não é usar partes de cima agarradas, justésimas demais da conta -- mas sim peças que sejam menos amplas que as calças, em tecidos fluidos, que caem pesados.

Calças com boca larga vão muito bem com sapatos de salto, viu, especialmente com saltos mais grossinhos, tipo anabelas, meia-patas e assandalhados mais pesados. Com esses, é melhor que a barra da calça termine numa altura que deixe no mínimo metade do salto aparecendo. Quanto mais longuinhas, mais legais! ----- Mas ó: barras super longas que cobrem 100% do pé e do sapato podem até dar certo no styling de um desfile, catálogo ou editorial; mas na vida real a calça arrastando fica suja e desgasta super rápido (além do risco da gente pisar na própria barra e cair no meio da rua, misericórdia).

Também dá pra usar pantalona com sapatos sem saltos, mas é preciso fazer uma escolha: não dá pra versatilizar essa barra, ou é pra usar com salto ou é pra sem-salto! As calças feitas em tecido mais desestruturado caem melhor nesse comprimento, porque acabam não engruvinhando tanto na frente. Esse engruvinhado que a calça faz quando encontra o pé e está um pouco longa demais dá uma sensação (nada boa) de perna mais curta. A barra da calça tem que cair sobre o pé e quase cobrir o sapato todo, como se a parte de trás quase fosse encostar no chão, mas sem encostar! Tipo faltando um ou dois dedinhos na parte de trás da barra (pra chegar no chão).

E se for o caso de ter barra mais curta, que seja numa altura de bermudão ou de calça curta: rende coordenações com sapatos altos tanto quanto com modelos sem salto e né, a moda tá num momento carinhoso com essa modelagem pantacourt. ;-)

E aí o que a gente já mantém em mente pra todo look vale também pras calças amplas:

_vale coordenar partes de cima e partes de baixo sem tanta quebra de cor na cintura (quanto mais monocromático o visual, mais alongada e afinada a gente se sente);

_vale lembrar que cor viva/clara expande e cor neutra/escura retrai, então cobrir partes maiores e menores da silhueta com esses tons em comparação pode ser uma ótima idéia;

_escolher sapatos que acompanhem a cor da calça pra dar aquela sequência alongadora nas pernas também é eficaz;

_e manter em mente que a gente é mais importante do que o que a gente veste, a vida que a gente vive é mais importante do que o que a gente veste - e que se o look não rolar tudo continua lindo! :)

+ (quase) tudo que já foi conversado nesse nosso amado blog sobre calças, de todos os tipos e modelagens e modas, ó!