COMPRIMENTO ALONGADOR PRA SAIAS E BERMUDAS

Diz a lenda que, pra marcar a barra das saias ou vestidos das suas clientes, a Coco Chanel pedia que elas se ajoelhassem no chão do ateliê -- e que onde a saia encostava no chão era a altura ideal pra marcar/ajustar a barra. Não tem como a gente garantir que isso daí acontecia de verdade, mas a estorinha faz sentido: bem nessa altura, na dobra do joelho, todo mundo tem uma voltinha mais fina na perna (dá pra ver direitinho de costas).

E a gente sabe - de teoria de consultoria de estilo - que nosso olhar é atraído pra onde está o limite das nossas roupas: barras, mangas, punhos, cós, frentes de sapato. E é assim que a gente direciona o olhar (e o entendimento!) do outro: se esses limites rolam exatamente nas partes mais fininhas da silhueta, então o olho vê pequenices. E o que o olho vê é o que o coração sente, né!

Portanto, muitas vezes quando se reclama de não ficar bem de saia por causa das coxas grossas, ou não conseguir usar bermudas por causa do quadril... pode ser que ajustar alturas de barras resolva a questão. Quem quer se vestir pra fazer a silhueta parecer mais alongada/mais afinada pode trabalhar pra alongar visualmente as pernas -- e marcar barras exatamente nessa voltinha mais fina do joelho pode suavizar sensações de mais grossa ou menos longa.

E aí a gente pode anotar: comprimentos que alongam pernas (e que por isso mesmo rendem sensação de silhueta toda mais longa/mais fina) são os longos até o pé, os curtinhos que deixam muita perna à vista e esse daqui na voltinha do joelho.

Mas ó! Quem escolhe comprimento no meio da coxa pode sentir esse pedaço mais pesado, mais cheio (visualmente), mais grossinho mesmo --  mas ganha em jovialidade e informalidade. E quem escolhe comprimento mais longo mas não longuíssimo-até-o-pé, tipo longuete, pode se sentir inteira mais baixinha por conta do pedacinho encurtado de perna que fica aparente -- mas ganha em atualidade, em cara de moderna, em feminice. A gente administra o que pode ter efeitos legais na silhueta e o que transmite as mensagens que a gente quer transmitir (o que faz a gente se sentir como quer!). Com raciocínio e clareza do que é importante pra gente!

((E sensação de perna encurtada/silhueta achatada a gente pode compensar usando salto alto, coordenando o tom do sapato com a cor da parte de baixo da roupa - tudo claro ou tudo escuro! -, escolhendo coordenações monocromáticas e também usando pontos de cor perto do rosto!))

MAIS!
como usar saias no comprimento longuete
como usar bermudas <3
sapatos que alongam as pernas -- no post e também em vídeo
jeitos de parecer um pouquinho mais alta
emagrecedores visuais :)