JEITOS DE CUIDAR DAS ROUPAS EM VIAGENS

Viagem com mala grande e cheia de possibilidades pode render sensação de segurança, de ter tudo à mão, de não sentir falta de nada (essa ilusão de controle que a gente acha que garante confiança na vida né mores). E todas as peças da mala podem ser usadas uma única vez, teoricamente não se gasta energia pensando em combinações ou versatilidade, pode rolar até uma sensação de labirinto ou de confusão com tanta roupa pra administrar num espaço tão delimitado de tempo.

Mas \o/ quem escolhe viajar com mala pequena tem menos coisa pra administrar, mas algumas tarefas extra pra fazer render essas poucas coisas. Leva pouca roupa, mas tem que usar tudo pelo menos umas três vezes, de jeitos diferentes. Eventualmente tem que lavar ou limpar no destino, tem que raciocinar e ter plano de ação pra por à prova.

nblogx.jpg

A gente aqui na ODE fez acontecer, tempos atrás, uma mala de viagem impossível acontecer: cliente viajou 22 dias por 3 destinos/3 temperaturas diferentes, somente com uma mala de mão! Pra funcionar teve que rolar plano de ação com quantidades de peças bem acertadas (mais partes de cima do que de baixo), grupo de cores bem coeso (pra tudo dar certo com tudo) e com uma lista de idéias de manutenção descomplicada pra administrar no destino, ó:

LAVAR ROUPA NO CHUVEIRO

Entrar com a roupa no chuveiro pra aproveitar o banho vale especialmente quando tem possibilidade de improvisar um varal no próprio banheiro, de preferência com luz e ventilação. Entra, já molha tudo e já ensaboa pra ir soltando cheirinhos e sujeiras, toma o banho, no fim esfrega rapidex o que for preciso e enxágua. Daí sai com tudo limpinho, tira o excesso de água (lembra que é ruim torcer roupa, qualquer roupa!), pendura em cabide (pra que a roupa já seque esticadinha) e deixa ventilar.

LEVAR SABÃOZINHO DE CÔCO NA NECESSAIRE

Uma ótima sacada é levar, junto com shampoo e creminhos e tudo mais, uma pedrinha pequena de sabão de côco. Um limpador universal de todo tipo de roupa, pra usar no chuveiro ou como for propício.  

LAVAR SÓ O SOVAQUINHO DA PEÇA
(OU SÓ O CÓS, OU SÓ EVENTUAIS SUJEIRAS/MACHAS)

Em roupa delicada ou colorida isso é mais delicado (e mais indicado pra quem se garante nos trabalhos manuais), mas é uma possibilidade. Pode ser que só essa refrescada seja suficiente pra usar a peça mais de uma vez. Lava mais rápido, seca mais rápido também.

SECAR ROUPA COM SECADOR DE CABELO

Não vai valer pra roupa encharcada, né, mas pra essa oportunidade de re-usar uma roupa só com o sovaquinho lavado, é perfeita!

TER UM MINI-STEAMER

Uma possibilidade pra quem valoriza muito estar impecável e cheirosa: o steamer, esse ferro portátil de passar roupas com vapor, hoje existe em tamanhos bem pequeninos, meio como os secadores feitos pra viagem. E esse funcionamento através do vapor não só alisa a roupa, mas também higieniza e pode colaborar com a sensação de renovo, de frescor. ;-)

DESODORANTE DE ROUPAS

Isso é massa: nosso desodorante de roupas, essa fórmula natureba pra multiplicar o uso das roupas antes de lavar, pode ser levado em pote pequenino pra se usar durante a viagem. Pode ser legal reaproveitar vidros pequenos que vem com borrifadores já, tipo de perfume, de desodorante ou de produtos de cabelo.

MAIS CAMISETAS

A gente ensina isso demais pras nossas clientes de consultoria de estilo: se o destino tem temperatura amena ou é mais frio, ajuda demais levar umas camisetas extra pra usar como segunda-pele e fazer sobreposições, pra fazer render as peças que vão por cima. Assim, o suor e a nhaca do uso ficam grudados na camiseta de algodão e liberam a peça sobreposta pra mais outros usos, ainda cheirosinha. ;-)

HIERARQUIZAR FORMALIDADES

O que vai na mala pode ser hierarquizado de acordo com os programas que se tem na viagem, ó. Imagina usar uma blusa primeiro num jantar arrumadinho, depois usar de novo num outro look pra ir bater perna no destino, por último (quando a peça já foi usada duas vezes) usar como complemento pra ir à praia ou à piscina. Ou uma blusa que é usada primeiro num almoço e que pode depois ser parte do look de um passeio de bicicleta. Sacou?

 

Essas foram as soluções que a gente descolou pra justificar e fazer render malas pequenas, mas né, certamente não são as únicas. Tem soluções pra compartilhar e acrescentar nessa lista? Quais os seus truques pra fazer render pequenos grupos de peças de roupas?

+ FÓRMULAS PRA MALAS E OUTROS INSIGHTS