"DESOBEDIÊNCIA MODAL" NOS SAPATOS DE FESTA

A escolha de sapatos pesados na coordenação com vestidinhos elegantes tem funcionado super bem há tempos - a gente tá percebendo mais de perto desde o tapete vermelho da festa do Costume Institute do MET (lembra do post?). Ontem teve premiação de cinema em festona da MTV americana e a combinação apareceu de novo, mil vezes! Tudo bem que é festa da MTV - por definição mais jovem, mais desencanada, com dresscode beeem mais elástico e tals. Acontece que sapato pesado com vestidinho elegante é "desobediência modal" (como diz nossa amada Simone Esmanhotto) mas tem tudo pra dar certo quando a gente calcula direitinho, olha só!

mtvsapatitos1

A gente pode contar com essas sapatos mais pesados como atualizadores de look nessa temporada. Plataformas delicadas e meias-patas, tiras mais espessas, botinhas, tachas e designs que cobrem todo o pé são novos e podem deixar mil looks-de-sempre com cara de novos, de agora. Essa "atualização" pode acontecer de jeitos diferentes dependendo do dresscode do evento em que a gente vai usar o sapato: se for numa festona, os tecidos do vestido e da bolsa precisam ser os mais sofisticados pra compensar a informalidade dos calçados pesados (calçado pesado é SEMPRE mais informal!). Ao mesmo tempo, o sapato pesadão pode fazer um look que tá parecendo arrumado demais descer um degrau em formalidade: tá se achando engomadinha demais, troca a sandália fina por uma dessas tipo as das fotos aqui em cima e pronto!

Mais pra se prestar atenção: quanto mais os sapatos cobrem os pezinhos que os calçam, mais fazem parecer que quem usa tem perna curta e mais grossa (por consequência). Então dá-lhe coordenações monocromáticas de cores e comprimentos longos-até-o-pé ou curtinhos pra compensar. E essa é a prova de que a cada temporada, com um ou dois investimentos, a gente atualiza tudo que a gente tem no armário - até agora as nossas apostas de inverno aqui na Oficina (pra atualizar num minuto qualquer look!) são esses sapatos/sandálias/botinhas e jaquetas. E pra vocês?

Mais de sapatos pesados, de dresscodes e de tapete vermelho:
Sapatos formais e informais
Sandália fechada e sapato aberto
Jeito Oficina de usar: botinhas e gáspea alta
Dicionário de dresscodes da Oficina de Estilo
Os looks do MTV Movie Awards, do blog Fashionismo