DEZ LIÇÕES DE ESTILO COM SONIA RYKIEL

A estilista Sonia Rykiel tá na moda desde a década de 60 - e há pouco ganhou homenagem de outros estilistas super importantes, de tão importante que ela é (rá!). Ela é super respeitada por fazer tricôs incríveis e por provar que esse material também pode "seguir tendências" - antes dela todos os tricôs do mundo eram iguais. Ela também é conhecida por trabalhar muitas listras em suas coleções - e tem mais dela nesse post do About Fashion (com mais links) e nessa biografia aqui, em inglês. E tem na revista Elle inglesa desse mês uma pagininha com as dez lições de estilo da Sonia Rykiel - e ela sendo essa super pessoa respeitada na moda que é, vale a leitura. Néam?!?? clica se quiser ver no grande, e se quiser ler tudo em inglês!

1. Se conheça: diz que é pra gente achar o que tem de mais legal pra mostrar e o que pode ser escondido, tipo gastando tempo em frente ao espelho (a estilista ainda diz que pouca gente presta atenção nisso, a gente concorda).

2. Use a cabeça (!!!): ter estilo também é prestar atenção na rua, na política, no mundo - "roupas também são alguma coisa que acontece na sua cabeça". Filosófica, não?

3. Lembre-se do poder do preto: Sonia Rykiel ama preto e acha que a cor "delineia" a pessoa. A gente aqui na Oficina ama todas as cores.

4. Acrescente um brilho: esse tópico quer lembrar da importância dos acessórios no vestir - e no nosso inverno-que-vem, brilhos tão especialmente em alta. Daí que os acessórios são fundamentais pra gente brilhar mesmo. Deglícia!

5. Tenha um look super-seguro: "é importante ter uma roupa que sempre dá certo pra você, que te dê certeza de estar bonita - pra quando tiver uma pressa e tals". Ai, a gente nem sempre tem um look desse, né? Ou tem?!?? De qualquer jeito é uma super boa dica - boa e renovável tipo a cada estação, pra gente não ter o mesmo look-seguro por anos e anos. ;-)

6. Aprenda a arte de fazer malas: Sonia Rykiel sempre viaja com jaquetas e calças em cores coordenáveis, pra durante a viagem só misturar umas com outras. A gente também é super a favor de fazer mala coordenando cores, pra tudo dar certo com tudo. Tem receita de mala da Oficina de Estilo aqui (em vídeo!).

7. Deixe seus pés falarem: sapatos incríveis fazem um look - e são super definidores de estilo. A gente concorda horrores.

8. Se vista pra você mesma: "claro que moda é importante, mas a maneira como você vive conta muito mais. Uma mulher deve ser ela mesma e deve se vestir de acordo com quem ela é". Arrasa, Sonia.

9. Seduza no seu estilo: olha isso, que maravilhoso! Sonia Rykiel acha que é muito natural ser sexy e ser sedutora, e que prestando atenção em comprimentos e cores boas, a gente seduz sem deixar de ser autêntica. A gente aprendeu (com uma cliente!) que todo mundo tem o seu sex appeal, seja mais "padrão" ou não.

10. Ignore conselhos de outras pessoas: rá! Pra terminar, é pra gente não pedir conselho pra ninguém, muito menos pros namorados e maridos - diz que a gente tem que se conhecer e pronto. Trabalho de uma vida inteira, néam?!??