DRESSCODE DE FESTONA

Antes as regras eram claras e ninguém podia se rebelar: dresscode era lei e pronto. Agora, conhecendo elementos visuais mais formais e mais informais, é bem possível manipular esses elementos, personalizar o look de eventos sociais e adequar mensagens equilibradas pra brilhar em qualquer festona. Se antes os sapatos de festa precisavam ser sempre delicados, com saltos fininhos, hoje a história é diferente – e um supervestidón sofisticado pode carregar, numa boa, uma sandália pesadona.

É bem possível que essa direção esteja se estabelecendo como uma “nova lei”: a de que não tem lei! E da mesma maneira que se considera dresscode profissional ao trabalhar estilo pessoal em consultoria, é possível se considerar códigos festivos de vestir adaptados para cada serzinho humano. Sempre vão existir eventos sociais com dresscodes rígidos (e algumas vezes impossíveis de decifrar!). A chave para a adequação pode estar na coordenação de todos os elementos que compõem o look festivo – com uma coisa compensando/harmonizando outra - para ter glamour e conforto na medida que se quer. :)

TECIDOS

Os mais finos e lustrosos dentro da categoria dos naturais são sempre os mais sofisticados: todo o universo das sedas, os shantungs de seda, brocados, jacquards e musselines. Transparências delicadas e rendas ricas/finas também acrescentam formalidade.

MODELAGENS

Quanto mais convencionais, mais perto do formal – longos são tradicionais, estrutura é tradicional, decotes arredondados e alças retas são mais tradicionais. Quanto mais assimétricos, recortados, com comprimentos intermediários e com alças diferentonas, mais perto do informal.

SAPATOS E BOLSAS

Tiras e alças mais finas, couros lisos e lustrosos, saltos finos e forrados (sapatos e bolsas inteiramente forrados!), frentes alongadas e mais arredondadas, detalhes em metal e pedraria são sempre mais sofisticados e formais. Tamanhos pequeninos e formatos estruturados, pra bolsas, também pertencem ao grupo do glamour (!!!), e materiais alternativos como tartaruga, madeira e verniz podem funcionar em festonas super sociais para essas pequenas carregadoras dos nossos telefones e cartões de crédito.

ACESSÓRIOS

Jóias finas com pedras translúcidas são sempre mais formais que peças com correntes mais espessas, fechos maiores (tamanhos maiores em geral) e pedras opacas.

CABELO E MAQUIAGEM

Cabelo de festona é cabelo com cara de “feito no salão” – quanto mais preso, mais formal. E em maquiagem a regra do “menos é mais” funciona assim: quanto mais natural e ao mesmo tempo brilhosa, mais formal; e quanto mais carregada ou colorida, mais informal.

PRA COMPLEMENTAR!

código maleável de vestir e de calçar
sapatos formais x sapatos informais
roupa de todo dia pra festonas
glamour com cara de informal